...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Reconhecimento de São Luís pela Unesco completa 25 anos hoje

Reconhecimento de São Luís pela Unesco completa 25 anos hoje

Repro­dução: © Google Maps

Título foi concedido em 1997, em Nápoles, na Itália


Pub­li­ca­do em 06/12/2022 — 09:29 Por Mad­son Euler — Repórter da Rádio Nacional — São Luís

ouvir:

A cidade de São Luís, cap­i­tal do Maran­hão, com­ple­ta nes­ta terça-feira (6) 25 anos de recon­hec­i­men­to como Patrimônio Mundi­al da Humanidade pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas para a Edu­cação, a Ciên­cia e a Cul­tura (Unesco).

Segun­do o Insti­tu­to do Patrimônio Históri­co e Artís­ti­co Nacional (Iphan), o títu­lo – con­ce­di­do 6 de dezem­bro de 1997, em Nápoles, na Itália – decor­reu da urban­idade e arquite­tu­ra rica e diver­si­fi­ca­da e, ain­da, do exem­p­lo de cidade colo­nial por­tugue­sa, com traça­do preser­va­do e con­jun­to arquitetôni­co rep­re­sen­ta­ti­vo.

O cen­tro históri­co da cap­i­tal maran­hense é com­pos­to por mais de mil casarões sec­u­lares, muitos deles ergui­dos nos sécu­los 18 e 19 e revesti­dos com azule­jaria tradi­cional por­tugue­sa e influên­cia tam­bém da França.  Toda essa importân­cia históri­ca tam­bém foi respon­sáv­el pelo tomba­men­to da cap­i­tal em 1974 pelo Iphan.

Comemorações

As comem­o­rações pelo títu­lo de Patrimônio Mundi­al da Humanidade vêm acon­te­cen­do ao lon­go deste ano. E ago­ra, em dezem­bro, a cel­e­bração con­tin­ua em um dos prin­ci­pais cen­tros cul­tur­ais de São Luís, a Casa do Maran­hão.

O espaço, local­iza­do na Pra­ia Grande, no cen­tro históri­co, está receben­do a exposição inter­a­ti­va “Man­i­fes­tações Cul­tur­ais do Brasil – A Cel­e­bração Viva da Cul­tura dos Povos”. Ela exibe os 52 bens cul­tur­ais reg­istra­dos como patrimônio cul­tur­al ima­te­r­i­al brasileiro.

Através de fotos, vídeos, obje­tos de museus e sons, um rico acer­vo — for­ma­do por peças de cole­cionadores e artesãos, além de ambi­entes cenográ­fi­cos, acom­pan­hados por tex­tos didáti­cos em três idiomas — os vis­i­tantes podem con­hecer e viven­ciar um pouco das várias man­i­fes­tações recon­heci­das pelo Iphan.

O sam­ba de roda do recôn­ca­vo baiano, o fre­vo, o círio de Nos­sa Sen­ho­ra de Nazaré, a lit­er­atu­ra de cordel, o fan­dan­go caiçara e o jon­go do sud­este, além do tam­bor de crioula e bum­ba meu boi do Maran­hão, estão entre as dezenas de man­i­fes­tações que con­vi­dam o públi­co para uma ver­dadeira viagem e imer­são pelo país.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d