...
sexta-feira ,31 outubro 2025
Home / Noticias / Anvisa proíbe lote falso de chá e suplementos inseguros para o consumo

Anvisa proíbe lote falso de chá e suplementos inseguros para o consumo

Medida foi tomada após denúncia informar que o produto era falsificado

Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 23/10/2025 — 21:11
São Paulo
Brasília-DF, 10.11.2023, Fachada do Prédio da Agência de Vigilância Sanitária ANVISA, em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) deter­mi­nou nes­ta quin­ta-feira (23) a apreen­são de um lote fal­so do Chá Pron­to Para Con­sumo Mul­ti Extra­to. Esse lote não foi pro­duzi­do pela A&CL Indús­tria e Comér­cio de Pro­du­tos Nat­u­rais, que é a ver­dadeira fab­ri­cante do chá.

A decisão atinge ape­nas os pro­du­tos do lote 2306, com o número de reg­istro ES000233‑0.000043 do Min­istério da Agri­cul­tura e Pecuária (Mapa). A par­tir da deter­mi­nação, os pro­du­tos ficam proibidos de serem com­er­cial­iza­dos, dis­tribuí­dos, fab­ri­ca­dos, con­sum­i­dos e divul­ga­dos.

“A medi­da foi moti­va­da após uma denún­cia infor­mar que o pro­du­to era fal­si­fi­ca­do. Além dis­so, a A&CL Indús­tria e Comér­cio de Pro­du­tos Nat­u­rais con­fir­mou que não pro­duz­iu o lote cita­do, e o reg­istro ES000233‑0.000043, impres­so no rótu­lo dos pro­du­tos, já foi can­ce­la­do pelo Mapa”, disse a Anvisa, em nota.

Tam­bém foi deter­mi­na­do o recol­hi­men­to de todos os lotes dos suple­men­tos Zeóli­ta Clinop­tiloli­ta Stan­dard e Zeóli­ta Clinop­tiloli­ta Pre­mi­um, com­er­cial­iza­dos pela empre­sa Zeo­clin Ltda. A ação proibiu a com­er­cial­iza­ção, a dis­tribuição, a fab­ri­cação, a impor­tação, a divul­gação e o con­sumo dos pro­du­tos.

“A deter­mi­nação da Anvisa teve como causa a inclusão, nos suple­men­tos em questão, de um ingre­di­ente que não teve a segu­rança de uso e eficá­cia com­pro­va­da pela Agên­cia. Além dis­so, a pro­pa­gan­da dos pro­du­tos asso­cia o seu uso a pro­priedades ter­apêu­ti­cas, como a cap­tura de polu­entes e tox­i­nas, práti­ca não per­mi­ti­da a pro­du­tos clas­si­fi­ca­dos como ali­men­tos”.

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MPRJ faz perícia independente em vítimas da Operação Contenção

Equipe de oito profissionais também acolheu familiares dos mortos Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 31/10/2025 — …