...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Espaço / Segunda superlua do ano poderá ser vista no Brasil por 3 dias

Segunda superlua do ano poderá ser vista no Brasil por 3 dias

Fenômeno deverá ser visto também no exterior

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 04/11/2025 — 08:29
Rio de Janeiro
Superlua enfeita o céu no Dia dos Pais Foto:Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

A segun­da super­lua de 2025 será nes­ta quar­ta-feira (5) e poderá ser vista em todo o Brasil e no exte­ri­or. O fenô­meno ocorre quan­do a lua cheia está a menos de 360 mil quilômet­ros da ter­ra, pare­cen­do maior e mais bril­hante do que o nor­mal. A super­lua do Cas­tor, a maior e mais bril­hante deste ano, per­manecerá visív­el por três dias con­sec­u­tivos.

O fenô­meno poderá ser obser­va­do a olho nu em todo o Brasil, des­de que as condições mete­o­rológ­i­cas sejam favoráveis. Ele poderá ser obser­va­do sem a neces­si­dade de telescó­pios ou equipa­men­tos espe­ci­ais.

O fenô­meno acon­tece quan­do a lua cheia coin­cide com o perigeu, pon­to de sua órbi­ta em que está mais próx­i­ma da ter­ra. O resul­ta­do é um satélite cer­ca de 14% maior e até 30% mais bril­hante do que o nor­mal.

Emb­o­ra o ter­mo super­lua não seja usa­do ofi­cial­mente por astrônomos, ele se pop­u­lar­i­zou por traduzir de for­ma sim­ples esse efeito visu­al que chama a atenção a cada ocor­rên­cia.

Horários

A mel­hor hora para apre­ciar o espetácu­lo será logo após o pôr do sol. Em São Paulo, o nascer da lua deve ocor­rer por vol­ta das 18h45; em Belém, às 18h14; e no Recife, às 17h28 — horários aprox­i­ma­dos, que vari­am con­forme a região e o fuso local.

Para aproveitar o momen­to, bas­ta procu­rar um local com boa vis­i­bil­i­dade do hor­i­zonte e torcer por um céu limpo. Nes­sa condição, será pos­sív­el obser­var a lua a olho nu, mais próx­i­ma, bril­hante e detal­ha­da.

De acor­do com a astrôno­ma do Obser­vatório Nacional, Josi­na Nasci­men­to, o ter­mo super­lua é recon­heci­do “ape­nas quan­do ocorre durante a fase cheia, mas sem­pre que a lua per­corre sua órbi­ta em torno da ter­ra, com­ple­tan­do seu ciclo de fas­es, em algum momen­to ela estará no perigeu”.

Um mês depois, no dia 4 de dezem­bro, apare­cerá a ter­ceira e últi­ma super­lua de 2025.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d