...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Maduro desembarca em Nova York escoltado por agentes federais

Maduro desembarca em Nova York escoltado por agentes federais

Presidente capturado da Venezuela será encaminhado a presídio

Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 03/01/2026 — 19:56
Brasília
Repro­dução logo Ag. Brasil / EBC

Ima­gens trans­mi­ti­das em canais de tele­visão mostraram o desem­bar­que do pres­i­dente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Aero­por­to Inter­na­cional de Stew­art, no Vale do Hud­son, a cer­ca 95 quilômet­ros da cidade de Nova York, nos Esta­dos Unidos (EUA).

A aeron­ave que lev­ou o líder lati­no-amer­i­cano e sua esposa, Cília Flo­res, pousou por vol­ta das 18h30 (horário de Brasília) deste sába­do (3), mais de 16 horas após a cap­tura do casal, em Cara­cas, por forças espe­ci­ais norte-amer­i­canas em uma invasão mil­i­tar sem prece­dentes do ter­ritório venezue­lano.

No desem­bar­que, Maduro apare­cia cer­ca­do por dezenas de agentes fed­erais do FBI e da DEA, a agên­cia de com­bate às dro­gas do país norte-amer­i­cano.  Vestin­do mole­tom e usan­do capuz, ele pare­cia ter alge­mas nos pés e nas mãos, e tin­ha difi­cul­dade de descer as escadas da aeron­ave e cam­in­har pela pista até um hangar do aero­por­to.

Segun­do a impren­sa dos EUA, Maduro e a esposa, que serão proces­sa­dos por trá­fi­co inter­na­cional de dro­gas, acusação ain­da sem apre­sen­tação públi­ca de provas por parte do gov­er­no norte-amer­i­cano, serão ago­ra deslo­ca­dos de helicóptero até Man­hat­tan, na sede da DEA. De lá, encam­in­hados a presí­dios, onde respon­derão deti­dos às imputações.

Mais cedo, em cole­ti­va de impren­sa, o pres­i­dente dos Esta­dos Unidos, Don­ald Trump, afir­mou, em sua primeira man­i­fes­tação ofi­cial após a invasão mil­i­tar na Venezuela e cap­tura de Maduro, que o próprio gov­er­no estadunidense vai admin­is­trar o país lati­no-amer­i­cano, a par­tir de ago­ra, até que se pos­sa faz­er uma tran­sição de poder.

A oper­ação mil­i­tar envolveu cer­ca de 150 aeron­aves e foi plane­ja­da por meses, dis­ser­am as autori­dades norte-amer­i­canas.

Trump não soube pre­cis­ar por quan­to tem­po pre­cis­ará con­tro­lar dire­ta­mente o país sul-amer­i­cano, que pos­sui uma fron­teira de mais de 2 mil quilômet­ros (km) com o Brasil. Ape­sar dis­so, ele indi­cou um pos­sív­el diál­o­go com a vice-pres­i­dente da Venezuela, Del­cy Rodríguez, do grupo políti­co do ago­ra pres­i­dente depos­to e rap­ta­do, Nicolás Maduro, sobre um even­tu­al gov­er­no interi­no do país. Ela, porém, rechaçou qual­quer sub­or­di­nação ao gov­er­no dos EUA, em sua primeira man­i­fes­tação.

 

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d