...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Anvisa aprova novo fármaco com injeção semestral para prevenção do HIV

Anvisa aprova novo fármaco com injeção semestral para prevenção do HIV

Sunlenca (lenacapavir) se torna nova ferramenta para PrEP

Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 12/01/2026 — 18:50
Rio de Janeiro
Brasília (DF), 23/09/2025 - A fita vermelha (ou laço vermelho) é o símbolo universal da conscientização, apoio e solidariedade às pessoas que vivem com HIV/AIDS. Foto: MS/Divulgação
Repro­dução: © MS/Divulgação

A Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) aprovou nes­ta segun­da-feira (12) o uso do medica­men­to Sun­len­ca (lenaca­pavir) para pre­venção do HIV‑1, como pro­fi­lax­ia pré-exposição (PrEP). O fár­ma­co tem alta eficá­cia con­tra o vírus e, além da apre­sen­tação em com­pro­mi­do, para uso oral, está disponív­el como injeção sub­cutânea que só pre­cisa ser admin­istra­da a cada seis meses, o que facili­ta a adesão.

A indi­cação é des­ti­na­da a adul­tos e ado­les­centes a par­tir de 12 anos, com peso mín­i­mo de 35 kg, que este­jam sob risco de con­trair o vírus. Antes de ini­ciar o trata­men­to, é obri­gatório realizar teste com resul­ta­do neg­a­ti­vo para HIV‑1.

Os estu­dos clíni­cos apre­sen­ta­dos demon­straram 100% de eficá­cia do Sun­len­ca na redução da incidên­cia de HIV‑1 em mul­heres cis­gênero; além de 96% de eficá­cia em com­para­ção com a incidên­cia de HIV de base e 89% supe­ri­or à PrEP oral diária.

O regime de injeções semes­trais mostrou boa adesão e per­sistên­cia, superan­do desafios comuns em esque­mas diários, infor­mou a Anvisa, por meio de sua asses­so­ria de impren­sa.

De acor­do com a Anvisa, a Sun­len­ca é um antir­retro­vi­ral ino­vador com­pos­to por lenaca­pavir, fár­ma­co de primeira classe que atua inibindo múlti­p­los está­gios da função do cap­sídeo do HIV‑1.

Essa ação impede a repli­cação do vírus, tornando‑o inca­paz de sus­ten­tar a tran­scrição rever­sa, proces­so em necessário para que use as célu­las do hos­pedeiro para se mul­ti­plicar.

A agên­cia adver­tiu que, emb­o­ra o reg­istro ten­ha sido con­ce­di­do, o medica­men­to depende ain­da da definição do preço máx­i­mo pela Câmara de Reg­u­lação do Mer­ca­do de Medica­men­tos (CMED).

Já sua disponi­bi­liza­ção no Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS) será avali­a­da pela Comis­são Nacional de Incor­po­ração de Tec­nolo­gias no Sis­tema Úni­co de Saúde (Conitec) e pelo Min­istério da Saúde.

Prevenção

A pro­fi­lax­ia pré-exposição (PrEP) é uma estraté­gia essen­cial para pre­venir a infecção pelo HIV. Ela envolve o uso de medica­men­tos antir­retro­vi­rais por pes­soas que não têm o vírus, mas estão sob risco de con­trair a doença, reduzin­do sig­ni­fica­ti­va­mente as chances de trans­mis­são.

A PrEP faz parte da chama­da “pre­venção com­bi­na­da”, que inclui out­ras medi­das, como testagem reg­u­lar para HIV, uso de preser­v­a­tivos, trata­men­to antir­retro­vi­ral (TARV), pro­fi­lax­ia pós-exposição (PEP) e cuida­dos especí­fi­cos para ges­tantes soropos­i­ti­vas, esclare­ceu a Agên­cia.

O lenaca­pavir pas­sou a ser recomen­da­do pela Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS) em jul­ho de 2025 como opção adi­cional para PrEP, classificando‑o como a mel­hor alter­na­ti­va após uma vaci­na, recur­so que ain­da não está disponív­el no caso da pre­venção do HIV.

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d