...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Anvisa suspende creme dental da Colgate após relatos de reações

Anvisa suspende creme dental da Colgate após relatos de reações

Sintomas manifestados ao usar o produto são similares a alergias

Guil­herme Jerony­mo — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 27/03/2025 — 19:28
São Paulo
Brasília (DF), 27/03/2025 - Pasta e creme dental. Foto: Ministério da Saúde/Divulgação
Repro­dução: © Min­istério da Saúde/Divulgação

A Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) pub­li­cou nes­ta quin­ta-feira (27) uma res­olução que sus­pende todos os lotes do Creme Den­tal Col­gate Total Clean Mint, pro­du­to da empre­sa que sub­sti­tui a lin­ha Total 12 da mar­ca. Segun­do a agên­cia, a medi­da é pre­ven­ti­va e tem­porária, com o intu­ito de pro­te­ger a saúde da pop­u­lação. 

A sus­pen­são tem duração de 90 dias, perío­do no qual ocor­rem as inves­ti­gações sobre as reações adver­sas noti­fi­cadas sobre o pro­du­to. Não existe deter­mi­nação de recol­hi­men­to, no momen­to, mas o pro­du­to deve ficar sep­a­ra­do e não deve ser expos­to ao con­sumo ou uso.

A res­olução recomen­da a sus­pen­são da com­er­cial­iza­ção e do con­sumo até que seja com­pro­va­da a segu­rança. Uma das pos­si­bil­i­dades é que a inclusão da sub­stân­cia flu­o­re­to de estanho na fór­mu­la pos­sa ser a cau­sado­ra das reações, que incluem:

  • Lesões bucais
  • Sen­sações dolorosas
  • Sen­sação de queimação/ardência
  • Infla­mação gen­gi­val
  • Ede­ma labi­al

“Estes sin­tomas têm impacta­do sig­ni­fica­ti­va­mente a qual­i­dade de vida dos con­sum­i­dores, resul­tan­do, em alguns casos, em cus­tos médi­cos, afas­ta­men­to do tra­bal­ho, difi­cul­dades para se ali­men­tar e se comu­nicar, e sofri­men­to emo­cional”, infor­ma a Anvisa.

Orientações

Caso o con­sum­i­dor ten­ha o pro­du­to com a embal­agem secundária (car­tu­cho de car­toli­na), deve procu­rar no rótu­lo o número do proces­so, na Anvisa, que é 25351.159395/2024–82, e caso ten­ha somente a bis­na­ga ver­i­fique se na com­posição há “flu­o­re­to estanoso”.

Segun­do a Agên­cia, con­sum­i­dores que sofr­eram even­tos inde­se­ja­dos rela­ciona­dos ao uso do pro­du­to devem comu­nicar ime­di­ata­mente a Anvisa por meio dos canais de noti­fi­cação Limesur­vey e e‑Notivisa.

Agên­cia Brasil procurou a Col­gate para esclarec­i­men­tos, mas não teve suces­so no con­ta­to. A empre­sa não se man­i­festou em redes soci­ais até a con­clusão des­ta reportagem.

Procon

Pro­con-SP noti­fi­cou a Col­gate para esclare­cer sobre as providên­cias que a empre­sa está adotan­do em função da sus­pen­são. O órgão de defe­sa do con­sum­i­dor ques­tiona a multi­na­cional sobre como o con­sum­i­dor pode iden­ti­ficar os pro­du­tos inter­di­ta­dos, quais os lotes envolvi­dos e quais as ori­en­tações prévias.

Reações

Segun­do nota do Con­sel­ho Region­al de Odon­tolo­gia de São Paulo (Crosp), todos os ingre­di­entes usa­dos em den­ti­frí­cios (pas­ta, creme ou géis den­tais) para a esco­v­ação dos dentes são aprova­dos pela Anvisa como seguros à saúde ger­al dos con­sum­i­dores e reações são raras. Pesquisas da área atribuem essa sen­si­bil­i­dade aos agentes fla­vorizantes usa­dos (essên­cias de óleos) e ao deter­gente aniôni­co lau­ril sulfa­to de sódio.

“Tem havi­do rela­to de pes­soas que tiver­am reações bucais de sen­si­bil­i­dade a den­ti­frí­cios. Algu­mas mar­cas mod­i­ficaram suas fór­mu­las e reti­raram o flu­o­re­to de sódio (NaF) e sub­sti­tuíram por flu­o­re­to estanhoso (SnF2). Porém, as reações adver­sas bucais que têm sido relatadas não podem ser atribuí­das ao íon flúor (flu­o­re­to) porque este é comum nas duas for­mu­lações”, expli­ca o cirurgião-den­tista Jaime Apare­ci­do Cury, da Uni­camp.

O uso do estanho na for­mu­lação tem o obje­ti­vo de mel­ho­rar a pre­venção de doenças da gen­gi­va, por con­ta de sua eficá­cia antibac­te­ri­ana. Reações como a obser­va­da nestes casos em ger­al param logo após ser inter­rompi­do o uso do pro­du­to, e o con­sel­ho recomen­da a inter­rupção caso haja reações.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d