...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Celular Seguro: entenda como vai funcionar a plataforma

Celular Seguro: entenda como vai funcionar a plataforma

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Sistema permite bloqueio de aplicativos em caso de roubo do aparelho


Pub­li­ca­do em 19/12/2023 — 17:23 Por Sab­ri­na Craide — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Um “botão de emergên­cia” para impedir o aces­so de crim­i­nosos a aplica­tivos finan­ceiros e dados pes­soais em caso de roubo ou fur­to de celu­lares já está disponív­el para a pop­u­lação. O aplica­ti­vo e o site Celu­lar Seguro, lança­dos nes­ta terça-feira (19), per­mitem blo­quear o apar­el­ho, a lin­ha tele­fôni­ca e os aplica­tivos bancários em poucos cliques.

“Esta­mos con­stru­in­do um botão de emergên­cia, para que a pes­soa rap­i­da­mente aperte e as oper­ações fiquem blo­queadas, para que ela pos­sa reor­ga­ni­zar sua vida com mais cal­ma, sem ter a ago­nia de uma hora para out­ra parar sua vida para faz­er 300 lig­ações para blo­quear uma série de canais que expõem ela a crimes finan­ceiros e golpes”, expli­cou o secretário-exec­u­ti­vo do Min­istério da Justiça, Ricar­do Capel­li.

A nova platafor­ma foi desen­ha­da pelo Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca (MJSP) em parce­ria com a Fed­er­ação Brasileira de Ban­cos (Febra­ban) e a Agên­cia Nacional de Tele­co­mu­ni­cações (Ana­tel). Segun­do Capel­li, o Celu­lar Seguro tem o obje­ti­vo de reduzir a atra­tivi­dade do deli­to e deses­tim­u­lar a recep­tação de apar­el­hos rou­ba­dos, que aca­ba incen­ti­van­do o deli­to.

“O obje­ti­vo é trans­for­mar o apar­el­ho rou­ba­do em um pedaço de met­al inútil. No momen­to em que o apar­el­ho é blo­quea­do nas redes, a lin­ha, o aces­so bancário e os aplica­tivos de for­ma ráp­i­da reduz muito a atra­tivi­dade do deli­to e reduzirá muito tam­bém os rou­bos e fur­tos”, disse.

Brasília(DF), 19/12/2023 - O Secretário-executivo do MJ Ricardo Cappelli, e o presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, no lançamento do site e aplicativo Celular Seguro. Foto:Wilson Dias/Agência Brasil
Repro­dução:  O secretário exec­u­ti­vo do MJ, Ricar­do Cap­pel­li, e o pres­i­dente da Ana­tel, Car­los Manuel Baig­or­ri, no lança­men­to do site e aplica­ti­vo Celu­lar Seguro. Foto: Wil­son Dias/Agência Brasil

Em 2022, foram reg­istra­dos 999.223 rou­bos e fur­tos de celu­lares no país, segun­do o 17º Anuário Brasileiro de Segu­rança Públi­ca. Mas, segun­do Capel­li, tudo indi­ca que a sub­no­ti­fi­cação ain­da é muito grande em função dos cam­in­hos que os usuários têm que per­cor­rer atual­mente para faz­er o blo­queio da lin­ha e do apar­el­ho.

Nes­ta terça-feira foram assi­na­dos mem­o­ran­do com o Ban­co do Brasil, a Caixa Econômi­ca Fed­er­al, o Brade­sco, San­tander, Itaú, Ban­co Inter, Sicoob, XP Inves­ti­men­tos, Ban­co Safra, Ban­co Pan, BTG Pactu­al e Sicre­di.

Tam­bém foram fir­ma­dos pro­to­co­lo de intenções com empre­sas como Google, Uber, 99, Zetta, Asso­ci­ação Brasileira da Indús­tria Elétri­ca e Eletrôni­ca (Abi­nee). Fir­maram adesão ao aplica­ti­vo a Conex­is Brasil Dig­i­tal e as empre­sas Claro, Vivo e TIM.

Como funciona

O aplica­ti­vo para sis­temas Android e IOS estará disponív­el a par­tir des­ta quar­ta-feira (20), mas o serviço já pode ser aces­sa­do pelo site Celu­lar Seguro do Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca.

Após baixar o aplica­ti­vo ou aces­sar o site, é pre­ciso faz­er o login por meio da con­ta gov.br. O usuário dev­erá cadas­trar seu apar­el­ho infor­man­do o número, mar­ca e mod­e­lo. Pode ser reg­istra­do mais de um dis­pos­i­ti­vo, mas a lin­ha deve estar cadastra­da no CPF do usuário.

O sis­tema per­mite o cadas­tro de uma ou mais pes­soas de con­fi­ança, que poderão aux­il­iar crian­do ocor­rên­cias em nome do usuário. Em caso de per­da ou roubo, o usuário ou a pes­soa de con­fi­ança poderá reg­is­trar uma ocor­rên­cia por meio do site ou do aplica­ti­vo.

Após descr­ev­er quan­do, onde e como ocor­reu o prob­le­ma, o sis­tema emi­tirá aler­tas para insti­tu­ições par­tic­i­pantes, para que tomem as ações necessárias, como o blo­queio de aplica­tivos finan­ceiros, do apar­el­ho e da lin­ha tele­fôni­ca.

arte celular seguro
Repro­dução

O blo­queio da lin­ha tele­fôni­ca, por meio do chip, estará disponív­el no aplica­ti­vo a par­tir de 9 de fevereiro. Até lá, será pre­ciso con­tin­uar blo­que­an­do a lin­ha entran­do em con­ta­to com a oper­ado­ra de tele­fo­nia.

 

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d