...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Consumidor poderá negociar dívidas em atraso em mutirão nacional

Consumidor poderá negociar dívidas em atraso em mutirão nacional

Repro­dução: © Arquivo/Agência Brasil

O mutirão da Febraban começa nesta segunda-feira


Pub­li­ca­do em 05/03/2022 — 13:01 Por Agên­cia Brasil — São Paulo

A Fed­er­ação Brasileira de Ban­cos (Febra­ban), em parce­ria com o Ban­co Cen­tral, a Sec­re­taria Nacional do Con­sum­i­dor (Sena­con) e os Pro­cons de todo o país, pro­move o Mutirão Nacional de Nego­ci­ação de Dívi­das e Ori­en­tação Finan­ceira, a par­tir de segun­da-feira (7) até 31 de março, em que con­sum­i­dores poderão nego­ciar suas dívi­das com os ban­cos.

A ini­cia­ti­va per­mi­tirá que pes­soas físi­cas com dívi­das atrasadas, em insti­tu­ições finan­ceiras, ten­ham a opor­tu­nidade de quitar seus débitos e, ain­da, ter aces­so a con­teú­do sobre edu­cação finan­ceira.

Segun­do a Febra­ban, o alvo da cam­pan­ha são as pes­soas físi­cas  que não pos­suem bens dados em garan­tia; que este­jam em atra­so e em nome de uma pes­soa nat­ur­al; e que as dívi­das ten­ham sido con­traí­das de ban­cos ou finan­ceiras.

“O mutirão nacional é uma ação con­jun­ta que não ape­nas con­tribui para o reequi­líbrio orça­men­tário das famílias, mas, prin­ci­pal­mente, pro­move a edu­cação finan­ceira, que é fun­da­men­tal para que o con­sum­i­dor con­si­ga evi­tar o endi­vi­da­men­to de risco, ten­ha mais infor­mações sobre pro­du­tos e serviços bancários e mel­hore sua saúde finan­ceira”, disse, em nota, Isaac Sid­ney, pres­i­dente da Febra­ban.

Uma pági­na do mutirão (mutirao.febraban.org.br) foi desen­volvi­da para preparação prévia da nego­ci­ação, com o obje­ti­vo de pro­mover ori­en­tação finan­ceira ao con­sum­i­dor até o envio de pro­postas de nego­ci­ação na platafor­ma de medi­ação de con­fli­tos Con­sum­i­dor­Gov­Br, sis­tema cri­a­do pela Sena­con que con­ta com a adesão de mais de 160 insti­tu­ições finan­ceiras.

Na pági­na do mutirão, o con­sum­i­dor encon­tra tam­bém fer­ra­men­tas que per­mitem, por exem­p­lo, con­sul­tar suas dívi­das, como o sis­tema do Ban­co Cen­tral (https://registrato.bcb.gov.br/registrato/login/) por meio do qual é pos­sív­el aces­sar o Relatório de Emprés­ti­mos e Finan­cia­men­tos (SCR).

Para aderir ao mutirão, o con­sum­i­dor pode optar por nego­ciar com a insti­tu­ição cre­do­ra den­tro da platafor­ma Con­sum­i­dor­Gov­Br (consumidor.gov.br), ou dire­ta­mente com os canais dig­i­tais de nego­ci­ação dos ban­cos. O ban­co tem o pra­zo de dez dias para anal­is­ar o pedi­do e apre­sen­tar uma pro­pos­ta.

Edição: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d