...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Dados de milhões de brasileiros são vendidos na internet

Dados de milhões de brasileiros são vendidos na internet

www, internet,código binário

© Mar­cel­lo Casal JrAgên­cia Brasil  (Repro­dução)

ANPD abriu procedimento para apurar vazamento


Pub­li­ca­do em 16/03/2021 — 18:05 Por Jonas Valente – Repórter Agên­cia Brasil — Brasília

Cir­cu­la na inter­net uma supos­ta ofer­ta para a com­pra de dados de 223 mil­hões de brasileiros. A Autori­dade Nacional de Pro­teção de Dados (ANPD) con­fir­mou o indí­cio e infor­mou que abriu pro­ced­i­men­to para apu­ração do caso.

A ofer­ta dos dados foi noti­ci­a­da na impren­sa. A origem dos dados seria do serviço de atendi­men­to à pop­u­lação do esta­do de São Paulo con­heci­do como Poupatem­po, que reúne serviços de difer­entes órgãos públi­cos do esta­do.

Em nota à Agên­cia Brasil, a Autori­dade Nacional de Pro­teção de Dados con­fir­mou que está anal­isan­do o vaza­men­to e que é sua respon­s­abil­i­dade a apu­ração de inci­dentes como esse, com a aju­da de órgãos como a Polí­cia Fed­er­al.

“Já se encon­tram em cur­so as apu­rações admin­is­tra­ti­vas dev­i­das, de com­petên­cia da ANPD, a fim de que seja apu­ra­da a ocor­rên­cia do vaza­men­to, a origem, a for­ma em que teria se dado o pos­sív­el vaza­men­to, as medi­das de con­tenção e de mit­i­gação que devem ser ado­tadas em um plano de con­tingên­cia, as pos­síveis con­se­quên­cias e os danos cau­sa­dos pela supos­ta vio­lação, de for­ma a pro­mover as ori­en­tações e even­tu­ais respon­s­abi­liza­ções dos envolvi­dos”, disse a ANPD em comu­ni­ca­do.

A Com­pan­hia de Proces­sa­men­to de Dados do Esta­do de São Paulo (Prode­sp) negou qual­quer vaza­men­to de dados de qual­quer ter­mi­nal do serviço Poupatem­po em nota à Agên­cia Brasil.

“A Com­pan­hia ado­ta rígi­dos con­troles e regras de aces­so ao sis­tema de dados, que é mon­i­tora­do 24 horas por dia em tem­po real pelas equipes de TI. Em mais de cin­co décadas, e de inúmeras ten­ta­ti­vas diárias, nun­ca hou­ve vaza­men­to de dados na Prode­sp”, disse.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d