...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Direitos Humanos / Disque 100 vai receber denúncia de ataque a escolas no WhatsApp

Disque 100 vai receber denúncia de ataque a escolas no WhatsApp

Repro­dução:   Google Play

Denunciante não precisa se identificar


Pub­li­ca­do em 13/04/2023 — 17:59 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O serviço Disque 100 pas­sará a rece­ber denún­cias de ameaças de ataques a esco­las. As denún­cias podem ser feitas por What­sApp, pelo número (61) 99611–0100.

De acor­do com o Min­istério dos Dire­itos Humanos e Cidada­nia, podem ser envi­adas men­sagens de tex­to, áudios, fotos, arquiv­os mul­ti­mí­dia, links ou URLs. O denun­ciante não pre­cisa se iden­ti­ficar, fica sob anon­i­ma­to.

É impor­tante que o denun­ciante informe o local alvo da ameaça (esco­la, creche, uni­ver­si­dade) e os dados de sus­peitos, se pos­sív­el. Se a ameaça é fei­ta em ambi­ente vir­tu­al, é recomen­da­do infor­mar rede social, site, endereço eletrôni­co, nome do usuário, URL do per­fil em caso do Twit­ter, Insta­gram, Face­book e demais redes.

As infor­mações, con­forme o min­istério, serão encam­in­hadas para a polí­cia, Con­sel­ho Tute­lar ou Polí­cia Fed­er­al.

O Disque 100 recebe e encam­in­ha denún­cias de pos­síveis ataques a crech­es, esco­las e demais insti­tu­ições de ensi­no e faz o encam­in­hamen­to em caráter de urgên­cia às forças de segu­rança. A cen­tral está prepara­da para rece­ber a denún­cia em for­mulário próprio e encam­in­há-la às autori­dades poli­ci­ais e ao Con­sel­ho Tute­lar da região, bem como, nos casos em que sejam forneci­dos dados de crimes cibernéti­cos, encam­in­há-los à Polí­cia Fed­er­al. A pes­soa denun­ciante não pre­cisa se iden­ti­ficar, a denún­cia é anôn­i­ma.

É impor­tante que o denun­ciante informe dados como o local da ameaça e os dados do sus­peito, se pos­sív­el. Em caso de ambi­entes vir­tu­ais, infor­mar os meios uti­liza­dos para a ameaça nas redes soci­ais, como site, rede social, endereço eletrôni­co; e o nome do usuário e URL do per­fil em caso do Twit­ter, Insta­gram, Face­book, redes soci­ais em ger­al.

O Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca tam­bém dis­põe de um canal para rece­ber denún­cias de vio­lên­cia esco­lar. Denún­cias sobre ameaças de ataques podem ser feitas ao canal Esco­la Segu­ra. As infor­mações envi­adas ao canal serão man­ti­das sob sig­i­lo e não há iden­ti­fi­cação do denun­ciante.

» Acesse o site para faz­er uma denún­cia.

Em caso de emergên­cia, a ori­en­tação é lig­ar para o 190 ou para a del­e­ga­cia de polí­cia mais próx­i­ma.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d