...
quarta-feira ,28 fevereiro 2024
Home / Justiça / Maioria do STF vota por rejeitar denúncia contra senador Ciro

Maioria do STF vota por rejeitar denúncia contra senador Ciro

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil

Caso é julgado em plenário virtual


Publi­ca­do em 18/12/2023 — 11:37 Por Feli­pe Pon­tes — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

A mai­o­ria dos minis­tros do Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF) votou por rejei­tar uma denún­cia con­tra o sena­dor Ciro Noguei­ra (PP-PI) sobre o supos­to rece­bi­men­to de pro­pi­na da empre­sa Ode­bre­cht.

Segun­do a acu­sa­ção, apre­sen­ta­da em 2020 pela Pro­cu­ra­do­ria-Geral da Repú­bli­ca (PGR), Noguei­ra teria rece­bi­do R$ 7,1 milhões em cai­xa dois para cam­pa­nhas elei­to­rais em 2010 e 2014. A denún­cia teve como base pro­vas obti­das por meio de um acor­do de leni­ên­cia da Ode­bre­cht.

Tais pro­vas já foram con­si­de­ra­das impres­tá­veis pelo minis­tro Dias Tof­fo­li, em setem­bro. O fato foi fri­sa­do pelo minis­tro Edson Fachin, rela­tor da denún­cia con­tra Noguei­ra, que votou pelo arqui­va­men­to da acu­sa­ção.

Outros cin­co minis­tros acom­pa­nha­ram o rela­tor, for­man­do a mai­o­ria — Dias Tof­fo­li, Ale­xan­dre de Mora­es, Nunes Mar­ques, Luís Rober­to Bar­ro­so e Cár­men Lúcia. O minis­tro Cris­ti­a­no Zanin se decla­rou impe­di­do, em decor­rên­cia de sua atu­a­ção em casos cor­re­la­tos quan­do era advo­ga­do.

Os demais minis­tros ain­da não se mani­fes­ta­ram e têm até as 23h59 des­ta segun­da-fei­ra (18) para votar. O caso é jul­ga­do no ple­ná­rio vir­tu­al, em que os minis­tros têm um perío­do para votar de for­ma remo­ta.

 

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

STF abre trabalhos de 2024 com presença de Lula e Alckmin

Reproi­du­ção: © Jose Cruz/Agência Bra­sil Posse de Flávio Dino só ocorrerá dia 22 Publi­ca­do em …