...
sábado ,22 março 2025
Home / Justiça / Maioria do STF vota por rejeitar denúncia contra senador Ciro

Maioria do STF vota por rejeitar denúncia contra senador Ciro

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Caso é julgado em plenário virtual


Pub­li­ca­do em 18/12/2023 — 11:37 Por Felipe Pontes — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A maio­r­ia dos min­istros do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) votou por rejeitar uma denún­cia con­tra o senador Ciro Nogueira (PP-PI) sobre o supos­to rece­bi­men­to de propina da empre­sa Ode­brecht.

Segun­do a acusação, apre­sen­ta­da em 2020 pela Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR), Nogueira teria rece­bido R$ 7,1 mil­hões em caixa dois para cam­pan­has eleitorais em 2010 e 2014. A denún­cia teve como base provas obti­das por meio de um acor­do de leniên­cia da Ode­brecht.

Tais provas já foram con­sid­er­adas imprestáveis pelo min­istro Dias Tof­foli, em setem­bro. O fato foi frisa­do pelo min­istro Edson Fachin, rela­tor da denún­cia con­tra Nogueira, que votou pelo arquiv­a­men­to da acusação.

Out­ros cin­co min­istros acom­pan­haram o rela­tor, for­man­do a maio­r­ia — Dias Tof­foli, Alexan­dre de Moraes, Nunes Mar­ques, Luís Rober­to Bar­roso e Cár­men Lúcia. O min­istro Cris­tiano Zanin se declar­ou impe­di­do, em decor­rên­cia de sua atu­ação em casos cor­re­latos quan­do era advo­ga­do.

Os demais min­istros ain­da não se man­i­fes­taram e têm até as 23h59 des­ta segun­da-feira (18) para votar. O caso é jul­ga­do no plenário vir­tu­al, em que os min­istros têm um perío­do para votar de for­ma remo­ta.

 

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

STF confirma emenda constitucional que validou prática da vaquejada

Corte entendeu que deve ser mantida a Emenda Constitucional n° 96/2017 Andre Richter — Repórter …