...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Em SP, campanha pede para cortar elástico de máscara antes do descarte

Em SP, campanha pede para cortar elástico de máscara antes do descarte

Repro­dução: © Raquel Portugal/FioCruz

Objetivo é evitar risco de asfixia para animais selvagens e aves


Pub­li­ca­do em 27/12/2021 — 17:08 Por Cami­la Maciel — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Uma cam­pan­ha da prefeitu­ra de São Paulo, com divul­gação em estações de metrô, pede que a pop­u­lação corte o elás­ti­co das más­caras antes de jogá-las no lixo. A ideia é evi­tar que ani­mais, espe­cial­mente as aves, fiquem enrosca­dos ou que, ao ingerir o item descar­ta­do, os bichos sejam asfix­i­a­dos. A ini­cia­ti­va teve iní­cio no Reino Unido e é apoia­da na cap­i­tal paulista pelas con­ces­sionárias do Metrô Via Qua­tro e Via Mobil­i­dade.

Foram colo­ca­dos car­tazes nas estações para a con­sci­en­ti­za­ção dos usuários das lin­has amarela e lilás do Metrô. Segun­do a orga­ni­za­ção britâni­ca RSPCA (sigla em inglês para Sociedade Real para a Pre­venção de Cru­el­dade com os Ani­mais), que encabeça a ação, em um mês, foram aten­di­das 900 chamadas sobre ani­mais pre­sos nos elás­ti­cos das más­caras, espe­cial­mente aves que enroscam bicos e patas.

Em nota, a prefeitu­ra desta­cou que, por causa da pan­demia de covid-19, quase 7 bil­hões de más­caras descartáveis são uti­lizadas diari­a­mente no mun­do. Pela impos­si­bil­i­dade de reci­clar o mate­r­i­al, diante do risco de con­t­a­m­i­nação, a maio­r­ia delas é despe­ja­da em ater­ros san­itários. A orga­ni­za­ção apon­ta que o risco é maior para ani­mais sel­vagens e aves.

A orga­ni­za­ção britâni­ca ori­en­ta ain­da out­ras ações que podem pre­venir aci­dentes com ani­mais em decor­rên­cia do descarte de lixo: cor­tar as alças de saco­las plás­ti­cas, cor­tar o suporte para latas de plás­ti­cos, cor­tar balões antes de colocá-los no lixo, cor­tar luvas descartáveis, limpar e esvaziar recip­i­entes após o uso ou cortá-los ao meio.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d