...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Escolas têm até hoje para se inscrever na Olimpíada de Matemática

Escolas têm até hoje para se inscrever na Olimpíada de Matemática

obmep2021

Repro­dução: © Olimpía­da Brasileira de Matemáti­ca das Esco­las Públi­cas (Obmep)

Mudanças no regulamento motivadas pela pandemia valem para este ano


Pub­li­ca­do em 30/04/2021 — 07:27 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Esco­las públi­cas e pri­vadas têm até as 23h59 de hoje (30) para se inscr­ev­er na 16ª Olimpía­da Brasileira de Matemáti­ca das Esco­las Públi­cas (Obmep). A maior com­petição cien­tí­fi­ca do país sofreu mudanças por con­ta da pan­demia da covid-19 e a edição que seria real­iza­da em 2020 foi trans­feri­da para este ano. As inscrições feitas no ano pas­sa­do per­manecem vál­i­das. Colé­gios que queiram mudar as infor­mações prestadas no ano pas­sa­do podem faz­er isso até esta sex­ta-feira.

O obje­ti­vo da com­petição é iden­ti­ficar jovens tal­en­tos e estim­u­lar o estu­do da matemáti­ca, além de pro­mover a inclusão social por meio da difusão do con­hec­i­men­to.

Difer­ente­mente das edições ante­ri­ores, as provas da primeira fase serão disponi­bi­lizadas na pági­na restri­ta da esco­la no site da Obmep, em 30 de jun­ho. As esco­las terão de 30 de jun­ho a 3 de agos­to de 2021 para aplicar os exam­es. Fica a critério das insti­tu­ições de ensi­no deter­mi­nar em quan­tos turnos e em que for­ma­to, pres­en­cial ou remo­to, os alunos farão as provas.

As mudanças con­stam no novo reg­u­la­men­to e valem exclu­si­va­mente para esta edição da olimpía­da, por causa da pan­demia.

Os cartões-respostas dos estu­dantes clas­si­fi­ca­dos para a segun­da fase devem ser envi­a­dos pelos Cor­reios ou por aplica­ti­vo entre 1º de jul­ho e 11 de agos­to. No dia 9 de setem­bro, a orga­ni­za­ção divul­gará os clas­si­fi­ca­dos para a segun­da fase, pre­vista para ocor­rer de for­ma pres­en­cial, em 6 de novem­bro.

Em 2019, a Obmep reuniu mais de 18,2 mil­hões de estu­dantes de 99,71% dos municí­pios do Brasil. A com­petição é volta­da a alunos do 6º ao 9º ano do ensi­no fun­da­men­tal e do ensi­no médio de esco­las públi­cas munic­i­pais, estad­u­ais e fed­erais e esco­las pri­vadas.

As provas são real­izadas em duas fas­es: a primeira é com­pos­ta por uma pro­va de múlti­pla-escol­ha de 20 questões, e a segun­da por uma pro­va dis­cur­si­va de seis questões. Os exam­es são divi­di­dos por grau de esco­lar­i­dade: Nív­el 1 (6º e 7º anos do Ensi­no Fun­da­men­tal), Nív­el 2 (8º e 9º anos) e Nív­el 3 (Ensi­no Médio).

Nes­ta edição, excep­cional­mente, a Obmep admi­tirá a par­tic­i­pação de estu­dantes que ten­ham con­cluí­do o ensi­no médio em 2020 em esco­las que fiz­er­am a inscrição no ano pas­sa­do e declararam ter alunos no Nív­el 3.

Premiação

Serão dis­tribuí­das aos alunos par­tic­i­pantes 575 medal­has de ouro, 1.725 medal­has de pra­ta e 5.175 medal­has de bronze, além de 51.900 menções hon­rosas. Todos os medal­his­tas serão con­vi­da­dos a par­tic­i­par do Pro­gra­ma de Ini­ci­ação Cien­tí­fi­ca Jr. (PIC), como incen­ti­vo e pro­moção do desen­volvi­men­to acadêmi­co dos estu­dantes.

Cri­a­da pelo Insti­tu­to de Matemáti­ca Pura e Apli­ca­da (Impa) em 2005, a Obmep é real­iza­da com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemáti­ca (SBM), com recur­sos do Min­istério da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vações (MCTI) e do Min­istério da Edu­cação (MEC).

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d