...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / FAO apresenta projeto de alimentação escolar na América Latina

FAO apresenta projeto de alimentação escolar na América Latina

Repro­dução: © SEDUC/AM

Iniciativa abre caminho para nova cultura alimentar, diz coordenadora


Pub­li­ca­do em 26/11/2021 — 14:32 Por Ana Cristi­na Cam­pos – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A Orga­ni­za­ção das Nações Unidas para a Ali­men­tação e a Agri­cul­tura (FAO) vai apre­sen­tar hoje (26) no Green Rio, na Mari­na da Glória, o pro­je­to Con­sol­i­dação de Pro­gra­mas de Ali­men­tação Esco­lar na Améri­ca Lati­na e no Caribe, uma ini­cia­ti­va de coop­er­ação téc­ni­ca inter­na­cional com o gov­er­no brasileiro que tra­bal­ha para for­t­ale­cer as políti­cas de ali­men­tação esco­lar na região.

Os pro­gra­mas de ali­men­tação esco­lar aten­dem a cer­ca de 85 mil­hões de estu­dantes na Améri­ca Lati­na e no Caribe. Além de mel­ho­rar a qual­i­dade da ali­men­tação das cri­anças, a ini­cia­ti­va for­t­alece a cadeia de agri­cul­tura famil­iar local, uma vez que incen­ti­va os país­es a adquirir ali­men­tos dos pequenos agricul­tores por meio de com­pras públi­cas.

Para a coor­de­nado­ra do pro­je­to, Najla Veloso, a ali­men­tação esco­lar é uma estraté­gia de enfrenta­men­to do sobrepe­so e da obesi­dade e rep­re­sen­ta a pos­si­bil­i­dade de edu­car para uma nova cul­tura ali­men­tar. “Esse painel pro­moverá tam­bém a reflexão sobre as ações em anda­men­to e as necessárias mudanças nes­sa políti­ca para a trans­for­mação dos sis­temas ali­menta­res.”

Segun­do a (FAO), a região é a mais cara para se ali­men­tar de for­ma saudáv­el, sendo uma real­i­dade inal­cançáv­el para 113 mil­hões de pessoas.A fal­ta de aces­so a dietas saudáveis e a baixa qual­i­dade da ali­men­tação trazem impactos neg­a­tivos e ele­vam a prob­a­bil­i­dade de defi­ciên­cias, aumen­tan­do o sobrepe­so e a obesi­dade, assim como doenças crôni­cas não trans­mis­síveis.

Impor­tante even­to para con­sol­i­dar o Brasil como um país estratégi­co no cenário da bioe­cono­mia mundi­al, o Green Rio está de vol­ta pres­en­cial­mente à Mari­na da Glória, no Rio de Janeiro, hoje (26) e aman­hã (27) e tam­bém terá trans­mis­são online, pos­si­bil­i­tan­do a todos os inter­es­sa­dos acom­pan­har os debates do even­to.

Green Rio teve sua primeira edição em 2012, quan­do foi um even­to para­le­lo da Con­fer­ên­cia Rio+20. Ao lon­go dess­es oito anos, o even­to se fir­mou como platafor­ma de negó­cios sus­ten­táveis que reúne expos­i­tores, palestrantes e rep­re­sen­tantes da econo­mia verde e do setor orgâni­co. Este ano, o Green Rio tem ativi­dades pres­en­ci­ais e trans­mis­sões online.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d