...
domingo ,5 maio 2024
Home / Direitos Humanos / Brasil e Colômbia assinam cooperação de combate à discriminação

Brasil e Colômbia assinam cooperação de combate à discriminação

Repro­du­ção: © Luna Costa/Ascom

Ação é parte do Dia Internacional da Mulher Negra


Publi­ca­do em 25/07/2023 — 17:27 Por Dani­el­la Almei­da — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

A minis­tra da Igual­da­de Raci­al do Bra­sil, Ani­el­le Fran­co, e a vice-pre­si­den­te da Colôm­bia e, tam­bém, minis­tra colom­bi­a­na da Igual­da­de e da Equi­da­de, Fran­cia Már­quez, assi­na­ram, nes­ta ter­ça-fei­ra (25), em Bogo­tá (Colôm­bia), um memo­ran­do de enten­di­men­to para com­ba­te ao racis­mo e pro­mo­ção da igual­da­de raci­al na Amé­ri­ca Lati­na.

A ação faz par­te das come­mo­ra­ções do Dia Inter­na­ci­o­nal da Mulher Negra Lati­no-ame­ri­ca­na e Cari­be­nha, cele­bra­do nes­te 25 de julho.

Troca de experiências

O Memo­ran­do de Enten­di­men­to Bra­sil – Colôm­bia pre­vê ações de inter­câm­bio e tro­ca de expe­ri­ên­ci­as nas áre­as de com­ba­te e supe­ra­ção do racis­mo na região; pro­mo­ção da igual­da­de raci­al, pro­du­ção aca­dê­mi­ca e cien­tí­fi­ca sobre os temas; e polí­ti­cas para povos tra­di­ci­o­nais.

Os dois paí­ses pode­rão ela­bo­rar uma agen­da de tra­ba­lho para o desen­vol­vi­men­to de ações de coo­pe­ra­ção em temas de inte­res­se comum. O obje­ti­vo é esta­be­le­cer o diá­lo­go e dis­se­mi­nar conhe­ci­men­to sobre a his­tó­ria da popu­la­ção afro­des­cen­den­te na Amé­ri­ca Lati­na e Cari­be, incluin­do comu­ni­da­des tra­di­ci­o­nais de matriz afri­ca­na, com des­ta­que às rela­ções his­tó­ri­cas e cul­tu­rais com o Bra­sil.

Os inter­câm­bi­os bila­te­rais pode­rão se dar em temas como his­tó­ria; cul­tu­ra; reco­nhe­ci­men­to, valo­ri­za­ção e pre­ser­va­ção da memó­ria; sis­te­mas edu­ca­ci­o­nais; ações afir­ma­ti­vas; diver­si­da­de étni­co-raci­al e os desa­fi­os impos­tos pelo avan­ço de novas tec­no­lo­gi­as e pelas mudan­ças nas rela­ções entre paí­ses no sis­te­ma inter­na­ci­o­nal.

O acor­do con­tem­pla ain­da a pos­si­bi­li­da­de de rea­li­za­ção de semi­ná­ri­os, capa­ci­ta­ções, além de inter­câm­bio entre pes­qui­sa­do­res, estu­dan­tes, docen­tes e repre­sen­tan­tes de orga­ni­za­ções da soci­e­da­de civil envol­vi­dos com a pro­mo­ção de direi­tos edu­ca­ci­o­nais, soci­ais, cul­tu­rais e sua rela­ção com o com­ba­te à dis­cri­mi­na­ção e a pro­mo­ção da equi­da­de raci­al.

Presenças

Além das duas minis­tras, esti­ve­ram pre­sen­tes na cerimô­nia o pre­si­den­te da Colôm­bia, Gus­ta­vo Petro (foto) e, repre­sen­tan­do o Bra­sil, as par­la­men­ta­res negras bra­si­lei­ras Eri­ka Hil­ton (PSOL – SP), Talí­ria Petro­ne (PSOL – RJ), Regi­ne­te Bis­po (PT – RS), Dan­da­ra Tonant­zin (PT – MG), Carol Dar­to­ra (PT – PR) e Dai­a­na San­tos (PCdoB – RS).

A minis­tra bra­si­lei­ra agra­de­ceu à vice-pre­si­den­te colom­bi­a­na, Fran­cia Már­quez, pela assi­na­tu­ra do docu­men­to, con­si­de­ra­do por Ani­el­le como his­tó­ri­co. “Sigo afir­man­do e rei­te­ran­do toda for­ça, rebel­dia, todo o talen­to, todo o com­pro­me­ti­men­to que essa mulher tem. Hoje, esta­mos aqui, nós duas jun­tas, minis­tras, assi­nan­do esse memo­ran­do his­tó­ri­co na mão e pela mão de duas mulhe­res negras, com uma comi­ti­va de par­la­men­ta­res negras bra­si­lei­ra e dizer que esse é o iní­cio da reto­ma­da da demo­cra­cia do nos­so país, mas tam­bém a gen­te não vai retro­ce­der, não dare­mos nenhum pas­so atrás”.

Ani­el­le rea­fir­mou apoio à vice-pre­si­den­te colom­bi­a­na, conhe­ci­da pelo ati­vis­mo nas cau­sas das mulhe­res negras e defen­so­ra do meio ambi­en­te. “Siga fir­me que esta­mos jun­tos com você, no Bra­sil, na Colôm­bia, em toda a diás­po­ra lati­no-ame­ri­ca­na”.

Após a assi­na­tu­ra do docu­men­to, Ani­el­le Fran­co refor­çou que o Bra­sil é pro­ta­go­nis­ta no com­ba­te ao racis­mo. “Pode­mos estar aqui, hoje, cer­ran­do nos­sos punhos e dizen­do a você e para todas as mulhe­res pre­sen­tes, aqui, que a gen­te vai seguir, Fran­cia. Obri­ga­da, cada vez mais, por esse memo­ran­do his­tó­ri­co. Eu tenho cer­te­za que, hoje, o pre­si­den­te Lula está feliz e con­ten­te com o tra­ba­lho que temos fei­to. É, de ver­da­de, mui­to gra­ti­fi­can­te estar lide­ran­do essa pas­ta”.

O memo­ran­do assi­na­do nes­ta ter­ça entra em vigor ime­di­a­ta­men­te e tem vigên­cia de cin­co anos.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inmet alerta para onda de calor no Rio de Janeiro com riscos à saúde

Repro­du­ção: © Tânia Rêgo/Agência Bra­sil Temperatura deve ficar 5ºC acima da média Publicado em 02/05/2024 …