...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Fiocruz confirma casos da linhagem BA.2 da variante Ômicron

Fiocruz confirma casos da linhagem BA.2 da variante Ômicron

Repro­dução: © NIAID

Dois casos foram detectados no Rio de Janeiro e em Santa Catarina


Pub­li­ca­do em 05/02/2022 — 16:52 Por Vladimir Platonow — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

A Fiocruz iden­ti­fi­cou, a par­tir da téc­ni­ca de sequen­ci­a­men­to genéti­co, dois casos da lin­hagem BA.2 da vari­ante Ômi­cron, um no esta­do do Rio de Janeiro e out­ro no de San­ta Cata­ri­na, con­forme divul­ga­do pelas sec­re­tarias estad­u­ais de Saúde. A infor­mação foi divul­ga­da neste sába­do (5) pela Fiocruz.

A con­fir­mação foi real­iza­da pelo Lab­o­ratório de Vírus Res­pi­ratórios e do Saram­po do Insti­tu­to Oswal­do Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Cen­tro de Refer­ên­cia Nacional em vírus res­pi­ratórios jun­to ao Min­istério da Saúde e que vem atuan­do no mapea­men­to de geno­mas do vírus des­de o iní­cio da pan­demia. O lab­o­ratório inte­gra a Rede Genômi­ca Fiocruz.

O diag­nós­ti­co ini­cial foi feito pelos lab­o­ratórios dos esta­dos por meio do exame RT-qPCR. As amostras foram encam­in­hadas para o Lab­o­ratório de Vírus Res­pi­ratório e Saram­po do IOC/Fiocruz para a real­iza­ção do sequen­ci­a­men­to genômi­co, o que con­fir­mou a pre­sença da sub­vari­ante BA.2.

Os resul­ta­dos finais foram infor­ma­dos às sec­re­tarias de Saúde dos dois esta­dos e ao Min­istério da Saúde, de acor­do com os pro­to­co­los de refer­ên­cia. Segun­do a Fiocruz, a nova lin­hagem é mais con­ta­giosa, mas ain­da é descon­heci­do se ela é mais perigosa.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d