...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / IBGE inicia treinamento presencial para Censo 2022

IBGE inicia treinamento presencial para Censo 2022

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Serão capacitados 180 mil recenseadores classificados em concurso


Pub­li­ca­do em 18/07/2022 — 13:26 Por Ana Cristi­na Cam­pos – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

O Insti­tu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­ca (IBGE) ini­ciou hoje (18) a fase pres­en­cial do cur­so de capac­i­tação dos mais de 180 mil clas­si­fi­ca­dos para tra­bal­har no Cen­so 2022. Esse treina­men­to é a parte final do proces­so sele­ti­vo sim­pli­fi­ca­do dos recenseadores e ocor­rerá em mil­hares de locais espal­ha­dos por quase todos os municí­pios do país, ao lon­go des­ta sem­ana. A próx­i­ma eta­pa será o iní­cio das vis­i­tas domi­cil­iares em 1º de agos­to.

A coor­de­nado­ra estad­ual de treina­men­to do IBGE no Rio de Janeiro, Maria Bernadete de Almei­da Sanch­es, expli­cou que os recenseadores estão receben­do treina­men­to sobre as per­gun­tas dos ques­tionários do cen­so, sobre a abor­dagem aos moradores, per­cur­so de tra­bal­ho e como atin­gir todo o seu setor cen­sitário.

“O recenseador está sendo treina­do em como faz­er a abor­dagem ao morador, como vai se apre­sen­tar ao morador, expli­can­do o que é o cen­so e o IBGE”, disse a coor­de­nado­ra. “Os recenseadores vão chegar uni­formiza­dos, de colete e boné, com crachá com tele­fone do IBGE. Se a pes­soa não se sen­tir segu­ra com a abor­dagem, pode faz­er con­ta­to pelo tele­fone 0800 e cer­ti­ficar que é mes­mo recenseador do IBGE”.

Pelo atendi­men­to tele­fôni­co gra­tu­ito do IBGE 0800 721 8181 pode-se con­fir­mar a iden­ti­dade do entre­vis­ta­dor.

Centro de treinamento

IBGE inicia a fase presencial do curso de capacitação dos classificados para trabalhar no Censo 2022.
IBGE ini­cia a fase pres­en­cial do cur­so de capac­i­tação dos clas­si­fi­ca­dos para tra­bal­har no Cen­so 2022. — Tomaz Silva/Agência Brasil

Em um dos cen­tros de treina­men­tos na cap­i­tal flu­mi­nense, uma das tur­mas reúne o recenseador mais idoso da cidade do Rio e a recenseado­ra mais nova. O anal­ista de sis­temas aposen­ta­do Paulo Ser­gio de Souza do Nasci­men­to, de 70 anos, está emo­ciona­do de voltar aos estu­dos e ao tra­bal­ho na rua. Aposen­ta­do há 20 anos, teve o incen­ti­vo dos fil­hos para estu­dar para o con­cur­so.

“Eu fiquei emo­ciona­do de ter sido aprova­do na pro­va depois de 40 anos fora da sala de aula. Tive o cuida­do de escol­her a área onde con­heço mel­hor, onde ten­ho mais liber­dade, que é a região por­tuária do Rio. Eu acho que ain­da sou útil, ape­sar da min­ha idade”, disse Nasci­men­to.

Recém-for­ma­da no ensi­no médio, Mar­i­ana Yang Mar­ques Farias, de 18 anos, desta­ca a importân­cia da real­iza­ção da pesquisa demográ­fi­ca para a for­mu­lação das políti­cas públi­cas. Ela vai atu­ar nos bair­ros da Glória, Lapa e Catete. “Cada recenseador tem um setor cen­sitário e a gente é respon­sáv­el por fechar esse setor para não ter lacu­nas de infor­mação do IBGE”.

Caio Vini­cius Araújo de Oliveira Sal­viano, de 18 anos, é o agente cen­sitário super­vi­sor mais novo da cidade do Rio. Ele vai faz­er a super­visão do tra­bal­ho de 11 recenseadores na área da Gam­boa, na região cen­tral da cap­i­tal flu­mi­nense. Sal­viano foi um dos super­vi­sores cen­sitários que começou a rece­ber treina­men­to em jun­ho. “É impor­tante ter as infor­mações, saber em que pé está o Brasil. É uma hon­ra estar aqui”, disse.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d