...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Itaipava tem central para arrecadar doações para Petrópolis

Itaipava tem central para arrecadar doações para Petrópolis

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Antigo polo, no Bingen, foi encerrado por causa do trânsito


Pub­li­ca­do em 20/02/2022 — 14:03 Por Ake­mi Nita­hara – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Para orga­ni­zar mel­hor o rece­bi­men­to e dis­tribuição das doações que chegam a Petrópo­lis, os motoris­tas de out­ras cidades pas­saram a ser dire­ciona­dos para o dis­tri­to de Itaipa­va, onde foi aber­ta uma cen­tral de arrecadação pela prefeitu­ra.

A cidade, na região ser­rana do Rio de Janeiro, foi atingi­da por fortes chu­vas que provo­caram enchentes e desliza­men­tos des­de terça-feira (15). Os dados ofi­ci­ais indicam que 152 mortes con­fir­madas.

A cen­tral fica na con­ces­sionária Tec Auto, na rodovia BR-040, km 62, s/n. Segun­do a prefeitu­ra de Petrópo­lis, a mudança foi fei­ta para diminuir os con­ges­tion­a­men­tos nas áreas atingi­das pelas chu­vas.

A Com­pan­hia Pet­ro­pol­i­tana de Trân­si­to e Trans­portes (CPTrans) mon­tou bar­reiras nos pór­ti­cos do Qui­tand­in­ha e do Bin­gen para dire­cionar os motoris­tas para a nova cen­tral de Itaipa­va.

A oper­ação con­ta com o apoio da Polí­cia Rodoviária Fed­er­al e da Con­cer, con­ces­sionária que admin­is­tra este tre­cho da BR-040. Segun­do o dire­tor-pres­i­dente da CPTrans, Jamil Sabrá, a cen­tral de arrecadação mon­ta­da na quadra da Uni­ver­si­dade Católi­ca (UCP) no Bin­gen, na sem­ana pas­sa­da, não está mais receben­do doações.

“Petrópo­lis está receben­do mui­ta aju­da de muitas cidades. Somos muito gratos por isso. É um momen­to muito difí­cil para a cidade, e toda aju­da é muito bem-vin­da. Então, mon­ta­mos essa oper­ação para otimizar o rece­bi­men­to e a dis­tribuição de doações. Ao mes­mo tem­po, a nos­sa pre­ocu­pação é em reduzir os con­ges­tion­a­men­tos próx­i­mos às áreas atingi­das pelas chu­vas. As retenções no trân­si­to atra­pal­ham os atendi­men­tos às emergên­cias e os serviços de limpeza das ruas e de des­ob­strução das vias onde hou­ve desliza­men­tos”.

As doações que ain­da estão no Bin­gen serão dis­tribuí­das para os pon­tos de apoio da prefeitu­ra.

Pontos de doação

Voluntários recebem doações para as vítimas das chuvas em Petrópolis, na paróquia São José da Lagoa, zona sul do Rio.
Repro­dução: Vol­un­tários recebem doações para as víti­mas das chu­vas em Petrópo­lis, na paróquia São José da Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro — Tânia Rêgo/Agência Brasil

Na cidade do Rio de Janeiro, diver­sas ini­cia­ti­vas mon­taram pon­tos de rece­bi­men­to de doações para as víti­mas das chu­vas em Petrópo­lis.

O MetrôRio, em parce­ria com o gov­er­no estad­ual, está receben­do dona­tivos nas estações Pavu­na, Cen­tral, Car­i­o­ca, Largo do Macha­do e Jardim Oceâni­co. Entre os itens solic­i­ta­dos estão água min­er­al, roupas infan­tis e adul­tas e mate­r­i­al de higiene e de limpeza.

Foram disponi­bi­lizadas caixas para rece­ber as doações próx­i­mo à sala da segu­rança e iden­ti­fi­ca­da com o nome da cam­pan­ha, que vai até a próx­i­ma quin­ta-feira (24). Os dona­tivos serão lev­adas pela Sec­re­taria de Trans­portes para as famílias de Petrópo­lis.

Já a Arquid­io­cese do Rio de Janeiro abriu as por­tas da Paróquia São José da Lagoa, na Lagoa Rodri­go de Fre­itas, e do Cristo Reden­tor para rece­ber doações como ali­men­to, água, mate­r­i­al de higiene e limpeza.

A paróquia está aber­ta 24h por dia des­de quar­ta-feira e, até o momen­to, as doações rece­bidas estão enchen­do oito cam­in­hões por dia, para Petrópo­lis.

Out­ro local que recebe doações é o Galpão da Ação da Cidada­nia, na zona por­tuária da cidade. A orga­ni­za­ção é con­heci­da pela cam­pan­ha Natal Sem Fome e ini­ciou, no fim do ano pas­sa­do, a cam­pan­ha SOS Enchentes Brasil, para apoiar regiões acometi­das por desas­tres nat­u­rais.

Movimentos sociais

A ONG Ação da Cidadania recebe doações para as vítimas das chuvas em Petrópolis, no galpão da sede da organização, zona central da cidade.
Repro­dução: A ONG Ação da Cidada­nia recebe doações no galpão da sede da orga­ni­za­ção, na zona cen­tral da cidade Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Movi­men­to dos Pequenos Agricul­tores (MPA), Movi­men­to dos Tra­bal­hadores e Tra­bal­hado­ras Sem Teto (MTST) e o Movi­men­to dos Atingi­dos por Bar­ra­gens (MAB) enviaram vol­un­tários para Petrópo­lis para aju­dar as famílias desabri­gadas.

Será mon­ta­da uma Coz­in­ha Solidária de Cam­pan­ha e brigadas de mutirão de bus­ca e de saúde na cidade. Ao lon­go da próx­i­ma sem­ana, os recur­sos doa­d­os à Cam­pan­ha Per­ma­nente de Sol­i­dariedade Mutirão Con­tra a Fome serão des­ti­na­dos à aquisição de ali­men­tos agroecológi­cos das famílias cam­pone­sas do MPA.

Além dos ali­men­tos, a cam­pan­ha recol­he mate­r­i­al de limpeza, más­caras, álcool em gel, fral­das adul­to e infan­til, absorventes e out­ros itens de higiene que podem ser entregues nos pos­tos de cole­ta. Um deles é o Raízes do Brasil, em San­ta Tere­sa.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d