...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Direitos Humanos / Ministério lança campanha de combate à violência contra a mulher

Ministério lança campanha de combate à violência contra a mulher

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

As mulheres serão instruídas sobre como denunciar as agressões


Pub­li­ca­do em 07/08/2022 — 14:50 Por André Richter — Brasília

Ouça a matéria:

O Min­istério da Mul­her, da Família e dos Dire­itos Humanos (MMFDH) lançou hoje (7) a cam­pan­ha Agos­to Lilás para pro­mover o com­bate à vio­lên­cia domés­ti­ca con­tra a mul­her. A cam­pan­ha aler­ta para a con­sci­en­ti­za­ção con­tra a vio­lên­cia físi­ca, sex­u­al, psi­cológ­i­ca, pat­ri­mo­ni­al e moral.

Por meio da veic­u­lação de inserções na TV aber­ta e nas redes soci­ais, as mul­heres serão instruí­das sobre as for­mas de denun­ciar as agressões, como lig­ações para a cen­tral de atendi­men­to 180 e os dire­itos pre­vis­tos na Lei Maria da Pen­ha, que com­ple­ta 16 anos neste domin­go.

Em Tocan­tins, Piauí, Mato Grosso do Sul e Acre, esta­dos com os maiores índices de crimes de fem­i­nicí­dios, as ações da cam­pan­ha tam­bém serão divul­gadas no rádio, ônibus e out­doors.

Em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a divul­gação tam­bém ocor­rerá em ele­vadores de edifí­cios res­i­den­ci­ais e no trans­porte públi­co.

De acor­do com a min­is­tra Cris­tiane Brit­to, todos os tipos de vio­lên­cia podem ser denun­ci­a­dos pela cen­tral do Ligue 180.

“A cam­pan­ha enfa­ti­za que enquan­to você está no ele­vador, oito mul­heres são agre­di­das no Brasil. Toda a pop­u­lação deve ficar aten­ta aos sinais, escu­tar, acol­her, denun­ciar. O min­istério disponi­bi­liza o canal gra­tu­ito Ligue 180, que pode ser aciona­do por qual­quer pes­soa para sal­var uma mul­her”, aler­ta a min­is­tra.

As chamadas para o número 180 são grátis. Além da cen­tral, o min­istério tam­bém recebe denún­cias por meio do site da Ouvi­do­ria Nacional dos Dire­itos Humanos, aplica­ti­vo Dire­itos Humanos, pelo Telegram (dig­i­tan­do na bus­ca” Dire­itoshu­manos­brasil”) e pelo What­sApp, por meio do número 61–99656-5008.

O atendi­men­to está disponív­el 24h por dia.

Edição: Nira Fos­ter

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Defensorias acionam Justiça por medidas para enfrentar calor no Rio

Órgão atenta para sofrimento da população de rua Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil* …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d