...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Nasce, em Alagoas, o 1º filhote de peixe-boi em recinto de aclimatação

Nasce, em Alagoas, o 1º filhote de peixe-boi em recinto de aclimatação

Repro­dução TV Brasil

Local é uma espécie de cativeiro simulando habitat natural


Pub­li­ca­do em 29/04/2022 — 20:43 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Na madru­ga­da da últi­ma terça-feira (26), um acon­tec­i­men­to históri­co movi­men­tou o Cen­tro Nacional de Pesquisa e Con­ser­vação de Mamífer­os Aquáti­cos (CMA), na Área de Pro­teção Ambi­en­tal da Cos­ta dos Corais, local­iza­da em Alagoas e vin­cu­la­da ao Insti­tu­to Chico Mendes de Con­ser­vação da Bio­di­ver­si­dade (ICM­bio). É que foi lá que nasceu o primeiro fil­hote de peixe-boi fora do seu habi­tat nat­ur­al do Brasil e, de acor­do com o ICM­bio, do mun­do.

Tra­ta-se da peque­na Flori, um bebê peixe-boi que nasceu medin­do 95 cm e pesan­do 12 kg. “É um ani­mal abaixo do taman­ho médio de um fil­hote de peixe-boi mar­in­ho e, por isso, esta­mos obser­van­do com bas­tante cuida­do o com­por­ta­men­to delas. A mãe tam­bém é de primeira viagem, então, esta­mos revezan­do equipes 24 horas para o mon­i­tora­men­to”, disse a vet­er­inária Alexan­dra Cos­ta.

Segun­do ela, o vín­cu­lo entre mãe e fil­ha ago­ra é muito forte, e ambas estão iso­ladas em um recin­to, afas­tadas de out­ros ani­mais. “Esta­mos ten­tan­do inter­a­gir o mín­i­mo pos­sív­el”, rev­el­ou.

A ges­tação foi mon­i­tora­da pela equipe do Pro­je­to Peixe-Boi e tem a parce­ria de pesquisadores da Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Per­nam­bu­co (UFPE).

Para a chefe da APA Cos­ta dos Corais, Rober­ta Car­val­ho, o nasci­men­to acende uma esper­ança de repovoa­men­to da espé­cie ameaça­da de extinção. “Sig­nifi­ca esper­ança para o equi­líbrio ecológi­co e o dese­jo de que um dia os seres humanos com­preen­dam o quan­to ela é impor­tante para o meio ambi­ente e para vida de muitas pes­soas, colab­o­ran­do até mes­mo com o desen­volvi­men­to econômi­co da região”, comen­tou.

Flori nasceu em um “recin­to de acli­matação”, que sim­u­la seu habi­tat nat­ur­al difer­ente­mente das pisci­nas de cativeiro comuns. Sua mãe, Paty, foi res­gata­da em 2014, no litoral norte de Alagoas. O pai, Raimun­do, já foi solto em novem­bro do ano pas­sa­do. Paty foi man­ti­da para o acom­pan­hamen­to da gravidez.

Assista na TV Brasil

 

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d