...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Polícia do Rio inicia segunda fase de devolução de celulares roubados

Polícia do Rio inicia segunda fase de devolução de celulares roubados

Cerca de 1,4 mil aparelhos serão restituídos nesta fase

Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 18/07/2025 — 07:57
Rio de Janeiro
Uso de Smartphone e celular
Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Polí­cia Civ­il do Rio de Janeiro deu iní­cio à segun­da eta­pa de devolução de celu­lares recu­per­a­dos a seus legí­ti­mos pro­pri­etários. 

As víti­mas de rou­bos e fur­tos de apar­el­hos estão sendo con­tatadas para com­pare­cer aos pon­tos de entre­ga nas datas infor­madas.

O con­ta­to é feito por lig­ação ou men­sagem de What­sApp de tele­fones fun­cionais das del­e­ga­cias. A resti­tu­ição ocor­rerá ain­da neste mês.

Essa é mais uma eta­pa da Oper­ação Ras­treio, ini­cia­ti­va para com­bat­er a cadeia crim­i­nosa que atua na sub­tração e recep­tação de celu­lares.

Des­de maio, os agentes já apreen­der­am mais de 4,7 mil celu­lares rou­ba­dos ou fur­ta­dos. Destes, cer­ca de 1,4 mil apar­el­hos serão resti­tuí­dos nes­ta eta­pa.

Os demais estão sendo peri­ci­a­dos e as inves­ti­gações seguem para iden­ti­ficar e localizar os ver­dadeiros donos.

Investigação

No final de jun­ho, a Polí­cia Civ­il fez uma grande ação de devolução de apar­el­hos pro­du­tos de crime em posse de ter­ceiros.

Na ocasião, cer­ca de 3 mil usuários foram infor­ma­dos que dev­e­ri­am devolver seus dis­pos­i­tivos em um pra­zo de até 72 horas.

Aprox­i­mada­mente mil pes­soas procu­raram as del­e­ga­cias para faz­er a entre­ga vol­un­tária.

Após esse perío­do, quem não devolveu o celu­lar pas­sou a ser alvo de inves­ti­gação por recep­tação. Inquéri­tos estão sendo instau­ra­dos para apu­rar a respon­s­abil­i­dade crim­i­nal.

Quem não com­pare­ceu à del­e­ga­cia ain­da pode faz­er a entre­ga vol­un­tária.

No Dia D da ação, poli­ci­ais civis foram às ruas de todo o esta­do recu­per­ar apar­el­hos e pren­der recep­ta­dores. Ao todo, já são mais de 260 pre­sos.

Na mes­ma data, em 1º de jul­ho, foi lança­do o aplica­ti­vo Celu­lar Seguro RJ, uma fer­ra­men­ta de inves­ti­gação que per­mite o cadas­tro de IMEIs e a con­sul­ta de pos­síveis restrições dos apar­el­hos.

A Polí­cia Civ­il recomen­da que con­sum­i­dores inter­es­sa­dos em adquirir apar­el­ho celu­lar pro­curem sem­pre lojas con­fiáveis, descon­fiem de preços abaixo dos prat­i­ca­dos no mer­ca­do e exi­jam sem­pre a nota fis­cal.

“O celu­lar em suas mãos pode ter cus­ta­do uma vida”, diz nota da insti­tu­ição.

Há vários pon­tos de entre­ga de apar­el­hos celu­lares no esta­do. Na cap­i­tal, as entre­gas podem ser feitas na Cidade da Polí­cia, na zona norte da cap­i­tal.

Nos demais pon­tos da região met­ro­pol­i­tana, os pro­pri­etários dev­erão procu­rar as seguintes del­e­ga­cias de polí­cia:

  • 52ª DP em Nova Iguaçu;
  • 55ª DP em Queima­dos;
  • 59ª DP em Duque de Cax­i­as;
  • 65ª DP em Magé;
  • 74ª DP em Alcân­tara; e
  • 76ª DP em Niterói.

Já no inte­ri­or, a devolução pode ser fei­ta nas del­e­ga­cias poli­ci­ais de cada municí­pio.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d