...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Prazo de entrega da declaração anual do MEI termina hoje

Prazo de entrega da declaração anual do MEI termina hoje

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Documento deve ser entregue mesmo por quem declarou Imposto de Renda


Pub­li­ca­do em 30/06/2022 — 07:35 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

Os microem­preende­dores indi­vid­u­ais (MEI) têm até esta quin­ta-feira (30) para acer­tar as con­tas com o Leão. Aca­ba hoje o pra­zo de entre­ga da Declar­ação Anu­al Sim­pli­fi­ca­da para o Microem­preende­dor Indi­vid­ual (DASN-MEI).

DASN-MEI deve ser entregue mes­mo por quem envi­ou a Declar­ação de Impos­to de Ren­da Pes­soa Físi­ca, cujo pra­zo acabou em 31 de maio. Deve entre­gar o doc­u­men­to quem atu­ou como MEI em qual­quer perío­do de 2021. Quem se tornou microem­preende­dor indi­vid­ual em 2022 só deve preencher a declar­ação em 2023.

Caso o profis­sion­al autônomo este­ja encer­ran­do as ativi­dades como MEI, tam­bém deve enviar o doc­u­men­to. Nesse caso, é pre­ciso escol­her a opção Declar­ação espe­cial. A DASN-MEI está disponív­el na pági­na do Sim­ples Nacional na inter­net.

Na declar­ação, o MEI dev­erá infor­mar a recei­ta bru­ta total obti­da com a ativi­dade em 2021. O microem­preende­dor que esta­va ati­vo, mas não fatur­ou no ano pas­sa­do, deve preencher o val­or R$ 0,00 e con­cluir a declar­ação. Quem con­tra­tou empre­ga­do em 2021 deve mar­car sim no cam­po que aparece no for­mulário.

Quem preenche o Relatório Men­sal de Receitas Bru­tas tem o tra­bal­ho facil­i­ta­do. Bas­ta somar os val­ores de cada mês e infor­mar na declar­ação.

Emb­o­ra não deva ser entregue a nen­hum órgão públi­co, o Relatório Men­sal de Receitas Bru­tas pre­cisa ser preenchi­do até o dia 20 do mês seguinte às ven­das ou à prestação de serviços. O doc­u­men­to deve ser arquiv­a­do por pelo menos cin­co anos, jun­to com as notas fis­cais de com­pra e ven­da.

Quem não preencheu o relatório men­sal pode apu­rar a recei­ta bru­ta do ano ante­ri­or por meio da soma das notas fis­cais. No entan­to, terá mais tra­bal­ho do que quem inseriu os números no relatório mês a mês.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d