...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Entretenimento / Primeira noite na Sapucaí trouxe enredos inspirados em livros

Primeira noite na Sapucaí trouxe enredos inspirados em livros

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Cultura indígena também foi celebrada no Sambódromo


Pub­li­ca­do em 12/02/2024 — 09:33 Por Ana Cristi­na Cam­pos – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O primeiro dia de des­files do Grupo Espe­cial no Sam­bó­dro­mo do Rio de Janeiro encheu de cores a Mar­quês de Sapu­caí, com as fan­tasias e adereços da elite do car­naval car­i­o­ca.

A noite começou com a Unidos do Por­to da Pedra que teve como enre­do Lunário Per­pé­tuo: a proféti­ca do saber pop­u­lar. A agremi­ação con­tou a história de um livro que reúne ori­en­tações sobre astrono­mia, agri­cul­tura, saúde, uso de ervas.

Escrito em 1594 pelo espan­hol Jerón­i­mo Cortés, o Lunário Per­pé­tuo foi apon­ta­do pelo fol­clorista Câmara Cas­cu­do como a pub­li­cação mais lida no Nordeste brasileiro durante 200 anos.

Rio de Janeiro (RJ), 11/02/2024 - Desfile da escola de samba Beija-Flor, do Grupo Especial do carnaval carioca, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Repro­dução: A Bei­ja-Flor foi a segun­da esco­la a des­fi­lar na Mar­quês de Sapu­caí — Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em segui­da, des­filou a Bei­ja-Flor que trouxe o enre­do Um delírio de Car­naval na Maceió de Rás Gonguila.

A história de Bened­i­to dos San­tos, que ficou con­heci­do como Rás Gonguila, foi con­ta­da ao públi­co. Nasci­do na cap­i­tal alagoana, ele afir­ma­va ser descen­dente dire­to do últi­mo imper­ador da Etiópia.

O Salgueiro foi respon­sáv­el pelo ter­ceiro des­file da noite, com o enre­do Hutukara, que falou sobre o povo Yanoma­mi.

A cul­tura indí­ge­na tam­bém foi tema do des­file da Grande Rio, a quar­ta a pis­ar na aveni­da do sam­ba. O enre­do Nos­so Des­ti­no É Ser Onça abor­dou a mitolo­gia tupinam­bá.

A quin­ta apre­sen­tação foi da Unidos da Tiju­ca. Suas cores, azul e amare­lo, der­am vida ao enre­do O Con­to de Fados.

Atu­al campeã, a Imper­a­triz Leopoldinense encer­rou a pro­gra­mação do primeiro dia. A agremi­ação foi mais uma que lev­ou para a Sapu­caí um enre­do basea­do em um livro.

A obra fic­cional O Tes­ta­men­to da Cigana Esmer­al­da, do poeta per­nam­bu­cano de cordel Lean­dro Gomes de Bar­ros, foi a escol­hi­da.

Inti­t­u­la­do Com a Sorte Vira­da pra Lua, segun­do o tes­ta­men­to da cigana Esmer­al­da, a esco­la explor­ou o imag­inário em torno do uni­ver­so cigano.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d