...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Animais, Aves, Peixes / Reserva no Paraná tem 12 espécies de animais ameaçadas de extinção

Reserva no Paraná tem 12 espécies de animais ameaçadas de extinção

Repro­dução: © Harol­do Palo/Fundação Grupo Boticário

Em 2021 e 2022, houve o maior registro de espécies com filhotes


Pub­li­ca­do em 08/01/2023 — 14:34 Por Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

Pesquisadores do Pro­gra­ma Grandes Mamífer­os da Ser­ra do Mar iden­ti­ficaram ani­mais de 12 espé­cies ameaçadas de extinção na Reser­va Nat­ur­al Salto Mora­to, man­ti­da pela Fun­dação Grupo Boticário de Pro­teção à Natureza, em Guaraque­ça­ba, no litoral norte do Paraná. Entre os mamífer­os reg­istra­dos, estão o gato-mourisco, a onça-pin­ta­da, o gato-do-mato, a onça-par­da ou puma e o gato mara­ca­já. A clas­si­fi­cação é fei­ta pelo Min­istério do Meio Ambi­ente (MMA) e a União Inter­na­cional para Con­ser­vação da Natureza (IUCN).

Reserva no Paraná tem 12 espécies de animais ameaçadas de extinção

Reprodução: Jacutinga, encontrada na reserva — Haroldo Palo/Fundação Grupo Boticário

Entre as aves, desta­cam-se a jacutin­ga, impor­tante dis­per­so­ra de sementes da palmeira-juçara, plan­ta ameaça­da de extinção, e o raro gav­ião-pom­bo-pequeno, espé­cie endêmi­ca do Brasil asso­ci­a­da a flo­restas em bom esta­do de con­ser­vação.

“A Mata Atlân­ti­ca é o bio­ma que pos­sui mais espé­cies de fau­na e flo­ra ameaçadas de extinção, sobre­tu­do, por ser um hotspot, área que pos­sui mui­ta riqueza nat­ur­al e espé­cies endêmi­cas que só são encon­tradas ali. Ter nos­sa reser­va como refú­gio para parte dessas espé­cies ameaçadas é um grande indica­ti­vo, pois mostra que a área pos­si­bili­ta habi­tats saudáveis sufi­cien­te­mente capazes de abri­gar espé­cies com taman­ha importân­cia para a con­ser­vação do bio­ma”, disse a ger­ente da Reser­va Nat­ur­al Salto Mora­to, Gines­sa Lemos.

Estratégia

A iden­ti­fi­cação dos ani­mais, fei­ta pelos pesquisadores, con­tou com uma base de dados de mais de 4 mil reg­istros feitos ao lon­go dos últi­mos 10 anos no local. Lemos ressaltou a importân­cia de áreas pro­te­gi­das como estraté­gia de con­ser­vação e preser­vação de habi­tats. A Reser­va Nat­ur­al Salto Mora­to existe des­de 1994.

“Hoje, a gente já col­he resul­ta­dos impor­tantes como o aparec­i­men­to da onça-pin­ta­da. Dessa e de out­ras 11 espé­cies ameaçadas de extinção den­tro de uma área que é con­sid­er­a­da até peque­na — 2.253 hectares -, mas  bem expres­si­va em ter­mos de bio­di­ver­si­dade”, expli­cou.

A ger­ente acres­cen­tou que, nos últi­mos anos, tem aumen­ta­do o número de reg­istros de espé­cies ameaçadas acom­pan­hados por fil­hotes. Gines­sa ressaltou que esse tipo de reg­istro mostra que áreas pro­te­gi­das cumprem um papel essen­cial na preser­vação de habi­tats nat­u­rais, na manutenção do equi­líbrio dos ecos­sis­temas e na manutenção de pop­u­lações viáveis da fau­na local.

“Em 2021 e 2022, tive­mos o maior número de reg­istro de espé­cies adul­tas com fil­hotes. Ao todo foram seis: dois de gato-mourisco, um de onça-pin­ta­da, um de gato-do-mato e out­ro de jaguatir­i­ca.

Reserva no Paraná tem 12 espécies de animais ameaçadas de extinção

Reprodução: O puma é dos animais ameaçados de extinção — Divulgação/Fundação Grupo Botícário

Em 2021, tive­mos o primeiro reg­istro de fil­hote de puma. Isso é uma grande vitória para a con­ser­vação”, especi­fi­cou.

Salto Mora­to, man­ti­da pela Fun­dação Grupo Boticário de Pro­teção à Natureza, faz parte da Grande Reser­va Mata Atlân­ti­ca, o maior remanes­cente con­tín­uo do bio­ma no mun­do, que englo­ba 60 municí­pios do Paraná, San­ta Cata­ri­na e São Paulo, e tam­bém está em uma área recon­heci­da pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas para a Edu­cação, a Ciên­cia e a Cul­tura (Unesco) como Patrimônio Nat­ur­al da Humanidade.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d