...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Rio Grande do Norte registra quinta madrugada de ataques

Rio Grande do Norte registra quinta madrugada de ataques

Repro­dução: © Fáti­ma Bezerra/Twitter

Até as 6h deste sábado, 104 pessoas foram presas


Pub­li­ca­do em 18/03/2023 — 11:37 Por Karine Melo — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília
Atu­al­iza­do em 18/03/2023 — 12:01

ouvir:

A noite de sex­ta-feira (17) e madru­ga­da deste sába­do (18) foram mar­cadas por mais vio­lên­cia no Rio Grande do Norte. Durante essa madru­ga­da, na zona norte de Natal, crim­i­nosos com armas em pun­ho expul­saram moradores e incen­di­aram três casas no bair­ro Igapó. Na ação crim­i­nosa, qua­tro home­ns enca­puza­dos vesti­dos com coletes à pro­va de balas chegaram à Trav­es­sa Mar­cílio Dias por vol­ta de 0h30 e expul­saram nove moradores das três casas, todos da mes­ma família. Uma idosa de 77 anos foi tira­da da cama com uma arma apon­ta­da para a cabeça.

Em out­ra ocor­rên­cia, em São Gonça­lo do Ama­rante, na Grande Natal, um poli­cial penal foi mor­to a tiros em um novo aten­ta­do. Segun­do a polí­cia, o crime acon­te­ceu por vol­ta das 21h30 em uma área com­er­cial do bair­ro. Famil­iares infor­maram que o poli­cial penal foi atingi­do com três tiros no braço, na per­na e no tórax. Car­los Eduar­do Nazário, de 49 anos, foi socor­ri­do e lev­a­do em uma viatu­ra da Polí­cia Mil­i­tar para o Hos­pi­tal San­ta Cata­ri­na, na zona norte de Natal, mas não resis­tiu aos fer­i­men­tos e mor­reu.

Balanço

Segun­do a Sec­re­taria de Segu­rança Públi­ca do Rio Grande do Norte, até as 6h deste sába­do, 104 pes­soas foram pre­sas. No total, foram apreen­di­dos, des­de a últi­ma terça-feira (14), 29 armas de fogo, 87 artefatos explo­sivos e 23 galões de gasoli­na, além de 11 motos e dois car­ros, din­heiro, dro­gas, munições. Pro­du­tos de fur­to tam­bém foram recu­per­a­dos. Entre os pre­sos estão for­agi­dos da Justiça e pes­soas que usam tornozeleira eletrôni­ca em situ­ações ilíc­i­tas.

Autoridades federais

Ontem, com a chega­da do secretário nacional de Segu­rança Públi­ca, Tadeu Alen­car, ao esta­do, a gov­er­nado­ra Fáti­ma Bez­er­ra desta­cou que a ação integra­da das forças de segu­rança do RN jun­to com a Força Nacional é uma demon­stração de que o grupo con­tin­uará “incan­sáv­el em tomar as medi­das necessárias para resta­b­ele­cer a paz e a ordem públi­ca em todo o Rio Grande do Norte”.

Além do secretário nacional de Segu­rança Públi­ca, tam­bém chegou ao Rio Grande do Norte, ain­da na quin­ta-feira, o secretário nacional de Gestão Pen­i­ten­ciária, Rafael Velas­co. Os poli­ci­ais mil­itares e a Polí­cia Civ­il do Rio Grande do Norte se somaram aos inte­grantes da Força Nacional em vários pon­tos da cidade e em ações integradas para com­bat­er os últi­mos acon­tec­i­men­tos que asso­laram o esta­do. Sob a coor­de­nação da Sec­re­taria Estad­ual de Segu­rança Públi­ca, o reforço chegará a aprox­i­mada­mente 500 home­ns e mul­heres envi­a­dos pelo Min­istério da Justiça e da Segu­rança Públi­ca.

Transferências

Ain­da em respos­ta aos aten­ta­dos crim­i­nosos no Rio Grande do Norte dessa sex­ta-feira, em uma nova ação da Força de Coop­er­ação Pen­i­ten­ciária (Focopen) da Sec­re­taria Nacional de Políti­cas Penais, órgão do Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca, poli­ci­ais penais fed­erais trans­feri­ram mais nove pre­sos do Presí­dio Rogério Coutin­ho, local­iza­do no Com­plexo de Alcaçuz, para o Sis­tema Pen­i­ten­ciário Fed­er­al (SPF). A oper­ação teve o apoio da Sec­re­taria de Admin­is­tração Pen­i­ten­ciária do esta­do. Des­de o iní­cio da crise, já são dez os cus­to­di­a­dos do esta­do trans­feri­dos para pen­i­ten­ciárias fed­erais.

A remoção foi a pedi­do do Min­istério Públi­co do esta­do do Rio Grande do Norte e do gov­er­no local e autor­iza­da pelo Vara de Exe­cução Penal. Os cus­to­di­a­dos são acu­sa­dos de coman­dar crimes como homicí­dios e trá­fi­co de dro­gas. Além dis­so, eles tam­bém têm envolvi­men­to em planos de fugas e ataques a patrimônios públi­cos e pri­va­dos no Rio Grande do Norte. Os pre­sos trans­feri­dos podem ficar em qual­quer uma das cin­co unidades fed­erais local­izadas em Catan­du­vas (PR), Cam­po Grande, Mossoró (RN), Por­to Vel­ho e Brasília. No SPF, os pre­sos ficarão iso­la­dos em celas indi­vid­u­ais, com vis­i­tas mon­i­toradas e ape­nas em par­latório e com rig­orosos pro­ced­i­men­tos de segu­rança.

Matéria ampli­a­da às 12h01

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d