...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Wikipédia chega aos 25 anos entre os 10 sites mais acessados do mundo

Wikipédia chega aos 25 anos entre os 10 sites mais acessados do mundo

Plataforma foi criada para democratizar informação no mundo digital

Alice Rodrigues*
Pub­li­ca­do em 03/01/2026 — 10:31
Rio de Janeiro
Brasília (DF), 02/01/2026 - Wikipédia completa 25 anos entre os 10 sites mais acessados do mundo. Foto: Wikipédia/Divulgação
Repro­dução: © Wikipédia/Divulgação

Armazenan­do mais de 66 mil­hões de arti­gos escritos em cer­ca de 300 idiomas difer­entes, a Wikipé­dia é con­sid­er­a­da um dos maiores serviços de enci­clopé­dia online do mun­do. O pro­je­to, que nasceu em 2001 e com­ple­ta 25 anos em 2026, está entre os dez sites mais aces­sa­dos do plan­e­ta.

Em um con­tex­to dig­i­tal onde a inteligên­cia arti­fi­cial gan­ha cada vez mais relevân­cia, a Wikipé­dia man­tém “uma lóg­i­ca cen­tra­da em humanos, em humanos fazen­do curado­ria de con­hec­i­men­to”, como ressalta a pres­i­dente da Wiki­me­dia Brasil, Éri­ca Azzelli­ni.

Com o slo­gan “A enci­clopé­dia livre que todos podem edi­tar”, a Wikipedia surgiu com o obje­ti­vo de reunir o con­hec­i­men­to em um só local, facil­i­tan­do o aces­so à infor­mação gra­tui­ta no ambi­ente dig­i­tal. Ao lon­go dos anos, con­stru­iu uma comu­nidade de colab­o­radores, edi­tores e entu­si­as­tas.

Como funciona

Na Wikipé­dia, todos os ver­betes – os arti­gos indi­vid­u­ais que com­põem a enci­clopé­dia – são escritos por edi­tores vol­un­tários, sem dis­tinção social, econômi­ca ou acadêmi­ca. Prati­ca­mente qual­quer pes­soa pode cri­ar um arti­go a par­tir de um deter­mi­na­do assun­to. Como o serviço fun­ciona em cri­ação colab­o­ra­ti­va, uma vez pub­li­ca­do, o arti­go tam­bém fica livre para uma pós-edição.

Visan­do aux­il­iar os edi­tores e garan­tir a con­fi­a­bil­i­dade do pro­je­to, são esta­b­ele­ci­dos três pilares de edição: pon­to de vista neu­tro, focan­do na relevân­cia das infor­mações e não em opiniões pes­soais; ver­i­fi­ca­bil­i­dade, o mate­r­i­al deve ser passív­el de con­tes­tação e todas as citações atribuí­das a uma fonte con­fiáv­el e pub­li­ca­da; e não pode ser uma pesquisa orig­i­nal.

Esse for­ma­to é man­ti­do por uma insti­tu­ição inde­pen­dente e sem fins lucra­tivos des­de 2003, a Fun­dação Wiki­me­dia. Para garan­tir a  con­fi­a­bil­i­dade dos ver­betes, são ado­ta­dos sis­temas de segu­rança, como cadas­tros de usuários, seleção de admin­istradores e fer­ra­men­tas de con­t­role autom­a­ti­zadas que iden­ti­fi­cam erros comuns ou atos de van­dal­is­mo.

“Den­tro da con­strução de ver­betes, algo que é muito inter­es­sante da nos­sa dinâmi­ca é que a gente não tem medo do que é con­tra­ditório tam­bém. Ou seja, den­tro de um mes­mo ver­bete, podem ter visões que são diame­tral­mente opostas, des­de que elas sejam embasadas por fontes con­fiáveis, e isso faz com que os con­teú­dos sejam ricos e com­ple­mentares tam­bém”, desta­ca Éri­ca Azzelli­ni.

A pres­i­dente acres­cen­ta que a dis­cussão de ideias é parte fun­da­men­tal do pro­je­to. “Se acred­i­tam que um ver­bete que está sendo ali pro­duzi­do a várias mãos está sendo ten­den­cioso para um lado ou para o out­ro, isso é resolvi­do”, disse.

25 anos

No Brasil, a Wikipedia é uma das prin­ci­pais bus­cas em pesquisas online e reflete muito do que acon­tece no cenário nacional. Em 2020, o iní­cio da pan­demia de covid-19, Gripe Espan­ho­la foi o ver­bete mais pesquisa­do do país com mais de 3 mil­hões de aces­sos ao lon­go do ano. Em 2018, foi o ver­bete Jair Bol­sonaro, com cer­ca de 6 mil­hões. Já no ano pas­sa­do, em 2024, o campeão foi o Chat­G­PT, com 3,6 mil­hões de cliques.

Parte desse movi­men­to, que visa à cred­i­bil­i­dade e à segu­rança das infor­mações, vem de pro­gra­mas que conec­tam a enci­clopé­dia a insti­tu­ições que con­tribuem para a manutenção de con­teú­dos. É o caso do Arqui­vo Nacional, Museu Históri­co Nacional, Museu Naval, Museu de Évo­ra (Por­tu­gal), bib­liote­cas da Uni­ver­si­dade de São Paulo (USP) e out­ras insti­tu­ições que, de for­ma autôno­ma, atu­al­izam seus ver­betes.

Out­ra ini­cia­ti­va é o Lab­o­ratório Mul­heres Indí­ge­nas na Wikipé­dia, cri­a­do em 2020 na Uni­ver­si­dade Fed­er­al Flu­mi­nense (UFF), que visa con­tribuir para a difusão do con­hec­i­men­to acadêmi­co sobre as mul­heres indí­ge­nas na platafor­ma. Tan­to com a cri­ação de novos ver­betes quan­to com a inclusão de infor­mações nos arti­gos já exis­tentes.

Esse pro­je­to faz parte de uma ação da Wikipé­dia com insti­tu­ições na pro­dução de arti­gos com­ple­tos den­tro do site, visan­do pesquisas de relevân­cia social.

Para Elisa Frühauf Gar­cia, pro­fes­so­ra do cur­so de história da UFF e coor­de­nado­ra do lab­o­ratório, essa é uma opor­tu­nidade de se desen­volver con­sciên­cia críti­ca sobre éti­ca, rep­re­sen­ta­tivi­dade e respon­s­abil­i­dade social.

“Dessa for­ma, a Wikipé­dia deixa de ser ape­nas uma fonte de con­sul­ta para se afir­mar como um ambi­ente for­ma­ti­vo dinâmi­co, que artic­u­la ensi­no, pesquisa e exten­são de maneira ino­vado­ra e trans­for­mado­ra”, apon­ta a pro­fes­so­ra.

Inteligência artificial

Segun­do pesquisa real­iza­da pela Fun­dação Wiki­me­dia, o número de aces­sos humanos da Wikipé­dia caiu 8% no últi­mo ano. O resul­ta­do traz à tona os debates sobre a ascen­são da inteligên­cia arti­fi­cial gen­er­a­ti­va como novo meio prin­ci­pal de bus­cas online.

site Explod­ing Top­ics, que cat­e­go­riza os domínios mais aces­sa­dos glob­al­mente de cada mês, apon­ta que o Chat­G­PT foi o quar­to site mais vis­i­ta­do do mun­do em novem­broJá a Wikipé­dia foi o sex­to, com uma difer­ença de quase 70 mil­hões de aces­sos entre os dois.

Ques­tion­a­da sobre como a lóg­i­ca dos algo­rit­mos pode impactar o futuro da Wikipé­dia, Éri­ca Azzelli­ni afir­ma que a relevân­cia não pode ser medi­da ape­nas por números e visu­al­iza­ções.

“A nos­sa for­ma de faz­er os pro­je­tos acon­te­cerem parte de uma lóg­i­ca cen­tra­da em humanos, em humanos fazen­do curado­ria de con­hec­i­men­to. Isso não vai mudar, foi assim ao lon­go dos últi­mos 25 anos, a gente é cen­tra­do nas comu­nidades vol­un­tárias, nas parce­rias insti­tu­cionais que con­seguem con­tribuir pela soma do con­hec­i­men­to humano dis­tribuí­do de for­ma livre e gra­tui­ta. A inteligên­cia arti­fi­cial bebe dessa fonte tam­bém”, ressalta a pres­i­dente da Wiki­me­dia Brasil.

Ela apon­ta ain­da que a autom­a­ti­za­ção de serviços com inteligên­cia arti­fi­cial faz parte das adap­tações da Wikipé­dia a novas tec­nolo­gias. Instru­men­tos que podem facil­i­tar o tra­bal­ho dos edi­tores ou otimizar as ativi­dades até mes­mo de vol­un­tários.

“A gente acred­i­ta que a inteligên­cia arti­fi­cial não é uma inimi­ga, mas que, na ver­dade, exis­tem for­mas que ela pos­sa ser uti­liza­da sem ferir os princí­pios que regem o movi­men­to da Wiki­me­dia. Questões de pri­vaci­dade, mas tam­bém questões de transparên­cia de proces­sos, ver­i­fi­ca­bil­i­dade da infor­mação, con­fi­a­bil­i­dade das fontes”, cita.

Programação

A comem­o­ração do aniver­sário de 25 anos da Wikipé­dia começa com uma fes­ta vir­tu­al no dia 15 de janeiro às 13h do Brasil. A ativi­dade envolverá jogos, entreten­i­men­to, par­tic­i­pantes-sur­pre­sa e prêmios.

Ain­da em janeiro, a Wiki­me­dia Brasil fará o lança­men­to do livro A Wiki­me­dia no Brasil: o Poder e os Desafios do Con­hec­i­men­to Livre. São 15 capí­tu­los em três seções espe­ci­ais para abor­dar a for­mação da comu­nidade no Brasil e a relação com edu­cação e GLAM (acrôn­i­mo em inglês para gale­rias, bib­liote­cas, arquiv­os e museus).

*Estag­iária sob super­visão de Mar­i­ana Tokar­nia 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d