...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Moradores do Alemão e da Penha recebem 5 mil livros gratuitamente

Moradores do Alemão e da Penha recebem 5 mil livros gratuitamente

Repro­dução: © Rafael Campos/Governo do Rio de Janeiro

Projeto social foi criado pelo jornal Voz das Comunidades


Pub­li­ca­do em 26/11/2022 — 12:58 Por Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Moradores das comu­nidades do Alemão e da Pen­ha, na zona norte do Rio, recebem hoje (26) mais de 5 mil livros do pro­je­to social cri­a­do pelo jor­nal Voz das Comu­nidades.

O nome do pro­je­to, Invasão de Livros, que está na sua ter­ceira edição, faz uma alusão à ação de paci­fi­cação real­iza­da pelas forças de segu­rança do esta­do, em 2010, que ocupou as duas comu­nidades.

Os livros serão dis­tribuí­dos gra­tuita­mente em ruas e vielas do Alemão e da Pen­ha. A ação é um protesto con­tra a fal­ta de inves­ti­men­tos nas fave­las do Rio.

O fun­dador do Jor­nal Voz das Comu­nidades, René Sil­va, que lançou o jor­nal quan­do tin­ha 11 anos de idade, disse que, durante a ocu­pação, o gov­er­no só entrou com a polí­cia, numa for­ma de repressão.

“A Bib­liote­ca Par­que está desati­va­da há seis anos, mes­mo tem­po em que o tele­féri­co parou de fun­cionar e lev­a­va os moradores às partes mais altas da comu­nidade”, crit­i­ca.

René disse ain­da que o pro­je­to Invasão de Livros, cri­a­do em 2020, é uma for­ma de protesto con­tra as promes­sas feitas e não cumpri­das pelo esta­do.

Cer­ca de 70 vol­un­tários vão par­tic­i­par da dis­tribuição dos exem­plares volta­dos, em sua maio­r­ia, para o públi­co infan­til.

As comu­nidades ben­e­fi­ci­adas com a ação são: Mor­ro do Adeus, Fazend­in­ha, Infer­no Verde, Favela da Gal­in­ha, Cas­in­has, Mineiros, Cam­po do Sar­gen­to, Cen­tral, Favelin­ha da Skol, Alvo­ra­da, Nova Brasília, Merendi­ba, Ter­ra Prometi­da, Vacaria e Vila Cruzeiro.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d