...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Espaço / Saiba mais sobre 1º lançamento comercial de foguete no Brasil

Saiba mais sobre 1º lançamento comercial de foguete no Brasil

Operação deve ocorrer nesta quarta, às 15h45, em Alcântara, Maranhão

Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 16/12/2025 — 08:58
 — Atu­al­iza­do em 16/12/2025 — 10:31
São Paulo
Alcântara (MA) - 16/12/2025 FAB realiza últimos preparativos para lançamento do 1º foguete comercial em território brasileiro. O Foguete HANBIT-Nano, da start-up espacial Innospace, já está posicionado na plataforma do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Foto: INNOSPACE/ Divulgação
Repro­dução: © INNOSPACE/ Divul­gação

O lança­men­to do foguete Han­bit-Nano, desen­volvi­do pela empre­sa sul-core­ana Inno­space, que ocor­rerá a par­tir do Cen­tro de Lança­men­to de Alcân­tara, no Maran­hão, está pro­gra­ma­do para esta quar­ta-feira (17), às 15h45, no horário de Brasília.

De acor­do com a Força Aérea Brasileira (FAB), que con­duzirá a oper­ação, a janela de lança­men­to se estende de 16 a 22 de dezem­bro. Tra­ta-se do primeiro lança­men­to com­er­cial de um veícu­lo espa­cial a par­tir do ter­ritório nacional.

“Será um voo inau­gur­al a par­tir do Brasil, sim­bolizan­do a entra­da do país no mer­ca­do glob­al de lança­men­tos espa­ci­ais”, desta­cou o dire­tor do Cen­tro de Lança­men­to de Alcân­tara (CLA), Coro­nel Avi­ador Clóvis Mar­tins de Souza.

A mis­são, denom­i­na­da Oper­ação Space­ward, con­ta com cer­ca de 400 profis­sion­ais, entre brasileiros – mil­itares e civis – e sul-core­anos. De acor­do com a FAB, a ação sig­nifi­ca um avanço inédi­to e estratégi­co para Pro­gra­ma Espa­cial Brasileiro.

“É um mar­co que demon­stra nos­sa maturi­dade téc­ni­ca e insere o Brasil no mer­ca­do glob­al de lança­men­tos com­er­ci­ais. Alcân­tara se fir­ma como um polo estratégi­co espa­cial, atrain­do inves­ti­men­tos, empre­sas e ino­vação. É um pas­so sig­ni­fica­ti­vo para o futuro do Brasil no espaço”, disse o chefe da Divisão de Oper­ações do CLA, Major Engen­heiro Rob­son Coel­ho de Oliveira.

O veícu­lo espa­cial – que tem 21,8 met­ros de com­pri­men­to, 1,4 met­ros de diâmetro, e 20 toneladas – levará satélites para a órbi­ta baixa da Ter­ra (LEO), a uma alti­tude de aprox­i­mada­mente 300 km e incli­nação de 40 graus.

Um total de oito car­gas úteis estão den­tro da coifa na parte supe­ri­or do veícu­lo de lança­men­to: cin­co pequenos satélites para colo­cação em órbi­ta e três dis­pos­i­tivos exper­i­men­tais. A propul­são do equipa­men­to é híbri­da, com com­bustív­el sóli­do e líqui­do.

*Tex­to atu­al­iza­do às 10h31

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d