...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Museu Inhotim, em Minas Gerais, tem recorde de visitação em 2025

Museu Inhotim, em Minas Gerais, tem recorde de visitação em 2025

Instituto terá programação especial em 2026, quando completa 20 anos

Ana Cristi­na Cam­pos — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 25/12/2025 — 09:30
Rio de Janeiro
Instituto Inhotim
Repro­dução: © Divulgação/Willian Gomes

O Insti­tu­to Inho­tim, local­iza­do em Brumadinho,Minas Gerais, teve este ano o maior número de vis­i­tantes de sua história, com 357.684 mil pes­soas, e pro­je­ta chegar a 361 mil até o fim de dezem­bro, cresci­men­to de 8,5% em relação a 2024.

O recorde de públi­co, segun­do o museu, ocorre em um momen­to sim­bóli­co para a insti­tu­ição, que em 2026 comem­o­ra 20 anos de atu­ação com um cal­endário espe­cial de pro­gra­mação.

A dire­to­ra-pres­i­dente do Inho­tim, Paula Azeve­do, ressalta que o insti­tu­to cel­e­bra esse mar­co com a certeza de que é o reflexo do pro­je­to de insti­tu­cional­iza­ção do museu, ini­ci­a­do em 2022 a par­tir da doação de seu fun­dador, Bernar­do Paz.

“Inves­ti­mos em gestão, em um mod­e­lo forte de gov­er­nança, ampli­amos os patrocínios, for­t­ale­ce­mos a pro­gra­mação, o com­pli­ance, democ­ra­ti­zamos o aces­so e nos aprox­i­mamos do ter­ritório. O resul­ta­do é con­cre­to. Em 2026, ano de aniver­sário, seguimos com­pro­meti­dos em for­t­ale­cer o museu e pro­jetá-lo para o futuro”, afir­mou.

Como parte da pro­gra­mação de férias e com foco na ampli­ação do aces­so do públi­co, o Inho­tim fará uma ação espe­cial no mês de janeiro, fun­cio­nan­do às terças-feiras, dia em que ofer­e­cerá meia-entra­da para todos os públi­cos. A medi­da amplia a ofer­ta de dias de vis­i­tação durante o reces­so esco­lar e cria novas opor­tu­nidades para que famílias, tur­is­tas e moradores da região viven­ciem o museu em perío­do de alta tem­po­ra­da.

“Recon­heci­do como o maior museu a céu aber­to da Améri­ca Lati­na, o Inho­tim ofer­ece uma exper­iên­cia sin­gu­lar ao inte­grar arte con­tem­porânea, pais­agem e bio­di­ver­si­dade, em um ter­ritório que reúne gale­rias imer­si­vas, obras comis­sion­adas, jardins botâni­cos e ações educa­ti­vas voltadas a públi­cos diver­sos”, diz o insti­tu­to.

Em 2026, o Inho­tim terá oito inau­gu­rações, além de uma exposição comem­o­ra­ti­va que revisi­ta mar­cos da história da insti­tu­ição. Segun­do a dire­to­ra artís­ti­ca Júlia Rebouças, o museu vai apre­sen­tar uma pro­gra­mação que artic­u­la obras históri­c­as do acer­vo como a queri­da The Mur­der of Crows (2008), de Janet Cardiff e George Bures Miller, que vai voltar para exibição; e o impor­tante Cil­do Meire­les, cuja gale­ria vai ser refor­ma­da para rece­ber uma obra inédi­ta no Inho­tim, além de novos pro­je­tos de artis­tas como Dal­ton Paula, Davi de Jesus do Nasci­men­to e Lais Myrrha, esta últi­ma inau­gu­ra uma escul­tura ao ar livre de grandes dimen­sões, além da fes­ta de aniver­sário do museu, em 18 de out­ubro, com pro­gra­mação espe­cial e entra­da gra­tui­ta.

Localização

O museu do Inho­tim fica no municí­pio de Bru­mad­in­ho, a 60 km de Belo Hor­i­zonte, aprox­i­mada­mente 1h15 de viagem, com aces­so pelo km 500 da BR-381, sen­ti­do BH/SP. Tam­bém é pos­sív­el chegar ao Inho­tim pela BR-040, aprox­i­mada­mente 1h30 de viagem, sen­ti­do BH/Rio, na entra­da para o Retiro do Chalé.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d