...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Economia / Agência Brasil explica: como consultar dinheiro esquecido em bancos

Agência Brasil explica: como consultar dinheiro esquecido em bancos

Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

Nova plataforma do Banco Central exigirá cadastro no Portal Gov.br


Pub­li­ca­do em 14/02/2022 — 07:11 Por Well­ton Máx­i­mo — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Retoma­do nes­ta segun­da-feira (14), o sis­tema do Ban­co Cen­tral (BC) que per­mite a con­sul­ta a val­ores esque­ci­dos em ban­cos e out­ras insti­tu­ições finan­ceiras fun­ciona em novo endereço. Chama­da de Sis­tema de Val­ores a Rece­ber (SVR), a fer­ra­men­ta pas­sará a fun­cionar no site valoresareceber.bcb.gov.br, em ambi­ente desvin­cu­la­do do Sis­tema Reg­is­tra­to, que hospe­dou o serviço nos primeiros dias de fun­ciona­men­to.

Para evi­tar exces­so de deman­da, que der­rubou o site do Ban­co Cen­tral na ver­são ante­ri­or do sis­tema, a con­sul­ta só poderá ser fei­ta por quem ten­ha con­ta no Por­tal Gov.br, que fornece aces­so a serviços públi­cos dig­i­tais. O cadas­tro para ter a con­ta é gra­tu­ito e pode ser feito na área de login do Gov.br ou pelo aplica­ti­vo Gov.br, disponív­el para usuários de dis­pos­i­tivos móveis dos sis­temas Android e iOS.

Exis­tem três níveis de login no Por­tal Gov.br: bronze, pra­ta ou ouro. Eles vari­am con­forme o nív­el de segu­rança e a com­plex­i­dade do serviço públi­co pedi­do. Para res­gatar o din­heiro esque­ci­do nas insti­tu­ições finan­ceiras, será exigi­do nív­el pra­ta ou ouro. O login do sis­tema Reg­is­tra­to, usa­do na primeira fase do serviço, não poderá mais ser usa­do no SVR.

O nív­el pra­ta per­mite aces­so com login úni­co à maio­r­ia dos 3.583 serviços públi­cos total­mente dig­i­tal­iza­dos ofer­e­ci­dos pelo Por­tal Gov.br e garante aces­so com­ple­to ao aplica­ti­vo Gov.br. Com alta segu­rança, esse nív­el pode ser obti­do pela com­para­ção da foto tira­da no aplica­ti­vo com as ima­gens da base da Carteira Nacional de Habil­i­tação.

Out­ra maneira de ati­var o nív­el pra­ta é por meio da val­i­dação dos dados pes­soais de quem tem con­ta em um dos seis ban­cos con­ve­ni­a­dos ao Por­tal Gov.br: Ban­co do Brasil, Ban­risul, Brade­sco, BRB, Caixa Econômi­ca Fed­er­al, San­tander e Sicoob.

Procedimentos

O proces­so de rece­bi­men­to do din­heiro con­siste em duas eta­pas. Na primeira, o cidadão fará uma con­sul­ta no site valoresareceber.bcb.gov.br. Bas­ta dig­i­tar o número do Cadas­tro de Pes­soas Físi­cas (CPF) ou do Cadas­tro Nacional de Pes­soas Jurídi­cas (CNPJ) para ver­i­ficar even­tu­ais quan­tias esque­ci­das em ban­cos e demais tipos de insti­tu­ições finan­ceiras. Essa eta­pa dis­pen­sa o login do Por­tal Gov.br e pode ser fei­ta a qual­quer momen­to, a par­tir de hoje.

Em caso de con­statação de val­ores a serem saca­dos, o SVR infor­ma a data para o usuário entrar nova­mente no sis­tema. Nes­sa segun­da eta­pa, será necessário dig­i­tar o login da con­ta Gov.br para ver­i­ficar a quan­tia a rece­ber e pedir a trans­fer­ên­cia do din­heiro. Caberá ao cidadão escol­her a for­ma de trans­fer­ên­cia, que poderá ser fei­ta por Pix. Se o usuário não indicar uma chave Pix, a insti­tu­ição finan­ceira escol­hi­da poderá con­tatar o cor­ren­tista para faz­er a trans­fer­ên­cia.

Prazo

O BC expli­cou que val­ores esque­ci­dos nos ban­cos serão devolvi­dos ape­nas a par­tir de 7 de março. Caso o cidadão per­ca a data infor­ma­da, dev­erá recomeçar o proces­so do zero, repetindo a con­sul­ta no site e esperan­do o sis­tema infor­mar nova data para o retorno.

Orientações

Para evi­tar fraudes, o Ban­co Cen­tral infor­ma que o úni­co site disponív­el é o valoresareceber.bcb.gov.br. O cidadão dev­erá tomar cuida­do para não entrar em pági­nas difer­entes. O órgão tam­bém esclare­ceu que não entrará em con­ta­to com nen­hum usuário, nem enviará links por SMS, What­sapp, Telegram ou e‑mail para con­fir­mar dados pes­soais ou tratar de val­ores a rece­ber.

A úni­ca situ­ação em que haverá con­ta­to com o cor­ren­tista será no caso de a trans­fer­ên­cia não poder ser fei­ta por Pix, mas a comu­ni­cação será fei­ta pela insti­tu­ição deten­to­ra do din­heiro, sem nen­hum pedi­do de con­fir­mação de dados ou de sen­has.

Por fim, o BC esclarece que o proces­so de res­gate de val­ores esque­ci­dos é gra­tu­ito. O usuário jamais dev­erá faz­er qual­quer paga­men­to para con­sul­tar o mon­tante a rece­ber nem para sacar o din­heiro. Qual­quer pedi­do nesse sen­ti­do con­figu­ra golpe.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d