...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Além de shows, posse de Lula conta com exposição e feira gastronômica

Além de shows, posse de Lula conta com exposição e feira gastronômica

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Expectativa é que 300 mil circulem pela Esplanada dos Ministérios


Pub­li­ca­do em 01/01/2023 — 09:18 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Além de shows e man­i­fes­tações cul­tur­ais diver­sas, o Fes­ti­val do Futuro, even­to orga­ni­za­do pela equipe do pres­i­dente eleito Luiz Iná­cio Lula da Sil­va para ocor­rer em para­le­lo à pro­gra­mação ofi­cial de posse, con­ta hoje (1º) com uma exposição e uma feira gas­tronômi­ca.
O Museu Nacional da Repúbli­ca, local­iza­do na Esplana­da dos Min­istérios, abre hoje, às 10h, a exposição Brasil Futuro: For­mas da Democ­ra­cia, com obras de mais de uma cen­te­na de artis­tas visuais brasileiros de difer­entes ger­ações, raças, gêneros e regiões do país.

O con­jun­to das obras bus­ca rep­re­sen­tar os desafios da democ­ra­cia ao lon­go do tem­po e a utopia de um pro­je­to de pre­sente e son­ho do futuro, diz o tex­to de apre­sen­tação da exposição.

A curado­ria é assi­na­da em con­jun­to pela his­to­ri­ado­ra Lil­ia Schwar­cz, pelo arquite­to Rogério Car­val­ho, ex-curador dos acer­vos dos palá­cios do Planal­to e Alvo­ra­da, e pelo secretário de Cul­tura do PT, Már­cio Tavares, com a con­tribuição do ator Paulo Vieira.

“É uma exposição para retomar nos­sa relação com a diver­si­dade do povo brasileiro e com as muitas for­mas de lutas por dire­itos”, diz out­ro tre­cho do tex­to sobre a exposição.

A exposição inte­gra o con­jun­to de fes­tivi­dades que foram orga­ni­zadas pelo PT, par­tido de Lula, e pela equipe da cam­pan­ha. O Fes­ti­val do Futuro, por sua vez, con­tará com 61 atrações cul­tur­ais, entre músi­cos e out­ros artis­tas.

Feira gastronômica

A expec­ta­ti­va das autori­dades do Dis­tri­to Fed­er­al é que 300 mil pes­soas cir­culem pela Esplana­da durante os even­tos, ten­do como base o nív­el de ocu­pação da rede hoteleira e o fluxo esti­ma­do de estradas e aero­por­tos.

Para abaste­cer a fome de todo esse públi­co, uma feira gas­tronômi­ca foi mon­ta­da, com uma ten­da de 8 mil m² ao cen­tro, com capaci­dade para 6 mil pes­soas, rodea­da por 40 stands de ali­men­tação e 15 de bebidas, além de 10 food trucks.

De acor­do com a orga­ni­za­ção do even­to, água potáv­el será dis­tribuí­da em estações móveis da Caesb, empre­sa de sanea­men­to do Dis­tri­to Fed­er­al.

A Feira Gas­tronômi­ca abrirá às 11h e está pre­vista para fun­cionar até as 3h30 do 2 de janeiro, acom­pan­han­do a pro­gra­mação de shows pre­vis­tos para os dois pal­cos mon­ta­dos no gra­ma­do cen­tral da Esplana­da.

A curado­ria dos estandes foi fei­ta pela chef Rena­ta Car­val­ho e a seleção traz pratos típi­cos da culinária brasileira. “Das Minas Gerais, pas­san­do por delí­cias do Nordeste e Amazôni­cas até chegar ao bom chur­ras­co sulista, sem esque­cer pratos veg­anos e veg­e­tar­i­anos, tudo será prepara­do na hora e seguin­do as nor­mas san­itárias”, diz o tex­to de apre­sen­tação do even­to.

Ain­da de acor­do com a orga­ni­za­ção, os ali­men­tos para a pro­dução dos lanch­es e refeições serão forneci­dos pela pro­dução orgâni­ca do Movi­men­to Sem Ter­ra (MST), cul­ti­va­da por agricul­tores famil­iares do DF.

A área con­tará ain­da com fraldário e espaço de des­can­so para famílias, além de recur­sos de aces­si­bil­i­dade para pes­soas com defi­ciên­cia (PcD), infor­mou a orga­ni­za­ção. Será mon­ta­do tam­bém o Espaço Curu­mim, numa área cober­ta de 800 m2, que con­tará com mon­i­tores e brin­cadeiras para as cri­anças. Nesse pon­to, haverá segu­rança espe­cial­iza­da.

Vale lem­brar que não será per­mi­ti­da a entra­da de gar­rafas de vidro ou latas em nen­hum dos even­tos. A Polí­cia Mil­i­tar do Dis­tri­to Fed­er­al (PMDF) dev­erá mon­i­torar o aces­so do públi­co.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d