...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Atividades físicas melhoram qualidade de vida de idosos

Atividades físicas melhoram qualidade de vida de idosos

Repro­dução: © Hec­tor Santos/Prefeitura do Rio

Velhice saudável inclui investimento em exercícios para corpo e mente


Pub­li­ca­do em 15/04/2022 — 06:55 Por Mau­rí­cio de Almei­da – Repórter da TV Brasil — Rio de Janeiro

Já vai longe o tem­po em que os idosos ficavam em casa na cadeira de bal­anço ou pas­savam o dia inteiro jogan­do dom­inó na praça. Hoje em dia, quem já tem mais de 60 anos man­tém uma vida ati­va com tra­bal­ho, exer­cí­cios e mui­ta dis­posição.

Amélia Grave, 70 anos
Repro­dução: Amélia Grave, 70 anos, por TV Brasil
Este é o caso da aposen­ta­da Amélia Grave, 70 anos, que aprovei­ta o tem­po livre para faz­er exer­cí­cios na Casa de Con­vivên­cia, um pro­je­to da prefeitu­ra do Rio volta­do para idosos. Além da ginás­ti­ca, Amélia tam­bém faz aula de dança e estu­da inglês. “Todo o dia eu ven­ho para cá e faço ativi­dades. O impor­tante é man­ter a cabeça ocu­pa­da. Estou muito feliz e não pre­ciso de mais nada.”

Já Harol­do Ribeiro, 75 anos, tam­bém aposen­ta­do, con­ta que, até pouco tem­po, con­vivia com dores e difi­cul­dades para se movi­men­tar. Tudo mudou depois que ele começou a faz­er alonga­men­to e pilates. “Eu prati­ca­mente não con­seguia lev­an­tar o meu braço e ago­ra con­si­go faz­er todos os movi­men­tos sem sen­tir dor.”

A pro­fes­so­ra de edu­cação físi­ca Rafaela Cam­pos diz que histórias como estas são um exem­p­lo de que os exer­cí­cios mel­ho­ram a qual­i­dade de vida. “Todos os dias eles me relatam que estão se sentin­do mel­hor. Alguns não con­seguiam esten­der uma roupa no var­al e out­ros tin­ham pouco equi­líbrio. Os exer­cí­cios mod­i­ficaram esta real­i­dade e os idosos gan­haram mais força, coor­de­nação moto­ra e pos­tu­ra”.

Alto rendimento

Se para alguns o exer­cí­cio serve para mel­ho­rar a qual­i­dade de vida, para out­ros, é o cam­in­ho para con­quis­tar medal­has. É o caso de José Luiz, 77 anos. Todos os dias, ele acor­da às 4 horas da man­hã para treinar. Uma roti­na que começou aos 14 anos e que é man­ti­da até hoje.

José Alves, 73 anos
Repro­dução: José Alves, 73 anos — TV Brasil
José foi atle­ta profis­sion­al e, durante 20 anos, par­ticipou da seleção brasileira de atletismo. A aposen­ta­do­ria não rep­re­sen­tou o fim do son­ho de rep­re­sen­tar o país por meio do esporte, e ele pas­sou a com­pe­tir pela equipe Mas­ter. As últi­mas con­quis­tas foram uma medal­ha de ouro e uma de pra­ta no Mundi­al Mas­ter de Los Ange­les em 2019.

“As medal­has são uma con­se­quên­cia. O impor­tante é se exerci­tar para reforçar a mus­cu­latu­ra e mel­ho­rar a imu­nidade. Quem se exerci­ta evi­ta uma série de doenças.”

Assista na TV Brasil:

Caminho para longevidade

Quem ain­da está longe da ter­ceira idade tam­bém se pre­ocu­pa com um envel­hec­i­men­to saudáv­el. A ger­ente de pro­je­tos Fer­nan­da Alvarez, 42 anos, leva uma roti­na que une tra­bal­ho com exer­cí­cios físi­cos e ali­men­tação regra­da. Uma com­bi­nação de ouro para quem quer garan­tir muitos anos de vida.

Fer­nan­da man­tém a for­ma físi­ca com os treinos de ciclis­mo. Já a ali­men­tação é reple­ta de fru­tas, água de coco, pão inte­gral e ali­men­tos com pou­ca gor­du­ra. Antes de com­er, tudo o que vai para o pra­to é pesa­do, para evi­tar exageros. Fer­nan­da diz que repete esta roti­na des­de a ado­lescên­cia e que a pre­ocu­pação aumen­tou ao lon­go do tem­po.

Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida - Rio
Repro­dução: Envel­hec­i­men­to Saudáv­el e Qual­i­dade de Vida — Rio — Hec­tor Santos/Prefeitura do Rio

“Eu diria que depois dos 40 anos é que você começa a pen­sar mais seri­amente no equi­líbrio e tem a con­sciên­cia de que a ali­men­tação saudáv­el vai faz­er uma grande difer­ença na sua vida”.

O nutról­o­go Már­cio Velasques diz que Fer­nan­da está no cam­in­ho cer­to e dá out­ras dicas. “As pes­soas devem evi­tar deriva­dos de far­in­ha de tri­go e o açú­car e ao mes­mo tem­po aumen­tar a ingestão de fibras e pro­teí­nas, prin­ci­pal­mente carne bran­ca. Já os ali­men­tos proces­sa­dos devem ser deix­a­dos de lado”.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d