...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Ceará suspende aulas presenciais para conter covid-19

Ceará suspende aulas presenciais para conter covid-19

Entrevista do governador do Ceará, Camilo Santana, após encontro com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.
© Wil­son Dias/Agência Brasil (Repro­dução)

Outra medida anunciada foi toque de recolher entre 22h e 5h


Pub­li­ca­do em 18/02/2021 — 11:27 Por Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O gov­er­nador do Ceará, Cami­lo San­tana, assi­nou hoje (18) decre­to com medi­das mais rígi­das para evi­tar aglom­er­ações e con­ter o aumen­to dos casos de covid-19 no esta­do. Entre as elas estão o toque de recol­her entre as 22h e 5h, a sus­pen­são das aulas pres­en­ci­ais nas esco­las, uni­ver­si­dades públi­cas e pri­vadas e a cir­cu­lação e uso de espaços públi­cos, como praças, pra­ias e calçadões. As novas regras começam a valer a par­tir des­ta quin­ta-feira e se esten­derão pelos próx­i­mos 10 dias.

A medi­da foi anun­ci­a­da após reunião vir­tu­al com o Comitê Estad­ual de Enfrenta­men­to da Covid-19, for­ma­do por profis­sion­ais de Saúde, pres­i­dentes do Tri­bunal de Justiça e Assem­bleia Leg­isla­ti­va, e Min­istério Públi­co Estad­ual e Fed­er­al, e a prefeitu­ra de For­t­aleza. De acor­do com o gov­er­nador, as decisões levaram em con­sid­er­ação a situ­ação epi­demi­ológ­i­ca do esta­do e sua cur­va ascen­dente de con­t­a­m­i­nação.

San­tana disse que, no perío­do de 18 de janeiro até ontem (17), o número de pacientes inter­na­dos em leitos de UTI com covid-19 pas­sou de 226 para 652, enquan­to que os pacientes em enfer­marias saltou de 581 para 1.026.

“Com esse cresci­men­to expo­nen­cial na cap­i­tal, mas tam­bém no inte­ri­or do esta­do, fomos ori­en­ta­dos por profis­sion­ais, pelos números e a par­tir da ciên­cia para chegar a essas medi­das mais restri­ti­vas, vál­i­das até o dia 28 de fevereiro”, expli­cou o gov­er­nador.

Pelo decre­to, o horário de fun­ciona­men­to do comér­cio, de segun­da a sex­ta-feira será até as 20h. Os ban­cos seguem com atendi­men­to nor­mal.

Segun­do o decre­to, no sába­do e domin­go, bares e restau­rantes fun­cionam até as 15h, e o comér­cio, inclu­sive os shop­pings, até as 17h. Ape­nas os serviços essen­ci­ais estão lib­er­a­dos para fun­cionar após as 20h. O decre­to tam­bém proíbe a real­iza­ção de fes­tas ou even­tos comem­o­ra­tivos, em ambi­entes aber­tos ou fecha­dos, públi­cos ou pri­va­dos em todo o esta­do.

Os espaços públi­cos terão cir­cu­lação restri­ta todos os dias a par­tir das 17h e o toque de recol­her para a pop­u­lação ocor­rerá das 22h até as 5h do dia seguinte. Durante o recol­hi­men­to a deter­mi­nação é de que as pes­soas fiquem nas suas residên­cias. A exceção é para quem tra­bal­ha em ativi­dades essen­ci­ais ou especí­fi­cas.

Tam­bém haverá a sus­pen­são das aulas pres­en­ci­ais em esco­las e uni­ver­si­dades públi­cas e pri­vadas a par­tir de aman­hã (19). Com isso, as aulas serão remo­tas.

O decre­to tam­bém diz que os servi­dores públi­cos dev­erão tra­bal­har de for­ma remo­ta, com exceção das ativi­dades essen­ci­ais. O regime de tele­tra­bal­ho tam­bém é recomen­da­do ao setor pri­va­do.

No caso das igre­jas e tem­p­los reli­giosos, o fun­ciona­men­to está lib­er­a­do até as 20h. Mas os locais devem ado­tar medi­das para evi­tar aglom­er­ações e man­ter o dis­tan­ci­a­men­to entre as pes­soas.

Além das restrições de cir­cu­lação de pes­soas, o gov­er­no disse que vão con­tin­uar as bar­reiras san­itárias em For­t­aleza e no inte­ri­or. O trans­porte públi­co inter­mu­nic­i­pal con­tin­uará fun­cio­nan­do, mas com fis­cal­iza­ção e medição de tem­per­atu­ra dos pas­sageiros nas saí­das e chegadas.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d