...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Eleições 2022 / Confira os prazos previstos pela Justiça Eleitoral para o 2º turno

Confira os prazos previstos pela Justiça Eleitoral para o 2º turno

Repro­dução: © Agên­cia Brasil

Regras devem ser observadas na reta final das Eleições 2022


Pub­li­ca­do em 28/10/2022 — 11:21 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

Os brasileiros se preparam para ir às urnas neste domin­go (30) e escol­her quem estará à frente, pelos próx­i­mos qua­tro anos, do Exec­u­ti­vo Fed­er­al e de gov­er­nos de 12 esta­dos. A fim de garan­tir a mais impor­tante fer­ra­men­ta da democ­ra­cia – o voto –, a Justiça Eleitoral elaborou um cal­endário eleitoral detal­han­do uma série de pra­zos e regras que pre­cisam ser obser­va­da por can­didatos e eleitores nes­ta reta final das Eleições 2022.

Des­de a madru­ga­da de hoje (28), está proibi­da a real­iza­ção de comí­cios. Hoje é tam­bém o últi­mo dia para a veic­u­lação de pro­pa­gan­da eleitoral no rádio e na tele­visão, bem como de pro­pa­gan­da em impren­sa escri­ta e repro­dução do mate­r­i­al na inter­net.

É tam­bém o últi­mo dia para a real­iza­ção de debate em rádios e TVs. Eleitores não podem ser pre­sos ou deti­dos, exce­to em casos de fla­grante deli­to ou em vir­tude de sen­tença crim­i­nal con­de­natória por crime inafi­ançáv­el.

Pes­soas que impeçam o dire­ito de eleitores tran­sitarem livre­mente tam­bém poderão ser pre­sas. As duas medi­das valem até 48 horas após o pleito do próx­i­mo domin­go (30).

Aman­hã (29), véspera do segun­do turno, será o últi­mo dia para veic­u­lação de pro­pa­gan­da eleitoral fei­ta por meio de alto-falantes, ampli­fi­cadores de som, dis­tribuição de pan­fle­to, cam­in­ha­da, car­rea­ta ou passea­ta. No mes­mo dia, serão definidas as seções eleitorais que serão sub­meti­das a audi­to­rias da votação eletrôni­ca.

Segundo turno

O iní­cio da votação será às 8h e o tér­mi­no, às 17h, no horário de Brasília. Difer­ente­mente do que ocor­reu em eleições pas­sadas, neste pleito, o horário de votação será uni­formiza­do em todo o país. Ou seja, as regiões em que há fuso horário difer­ente vão seguir o horário de Brasília.

Com um sis­tema eleitoral eletrôni­co con­fiáv­el e seguro, o Brasil dará iní­cio à apu­ração assim que as eleições ter­minarem no domin­go, e a expec­ta­ti­va é de con­hecer o resul­ta­do em pou­cas horas.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d