...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Meio Ambiente / Crise climática pode ser combatida com monetização de reflorestamento

Crise climática pode ser combatida com monetização de reflorestamento

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Brasil tem vantagem competitiva com créditos de carbono


Pub­li­ca­do em 20/05/2022 — 21:16 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Ações inspi­radas e alicerçadas na natureza para resolver prob­le­mas do mun­do glob­al. As Soluções Baseadas na Natureza (SBN), ou Nature Based Solu­tions (NBS), são apon­tadas como um dos mel­hores meios de com­pen­sação de car­bono e foram tema do painel Crédi­to de Car­bono de Flo­res­ta Nati­va, apre­sen­ta­do hoje (20), o ter­ceiro e últi­mo dia do Con­gres­so Mer­ca­do Glob­al de Car­bono – Descar­boniza­ção & Inves­ti­men­tos Verdes.

Entre as alter­na­ti­vas de SBN, foram cita­dos os pro­je­tos para redução de emis­sões por des­mata­men­to e degradação e os crédi­tos de car­bono.

O pres­i­dente do Ban­co Nacional de Desen­volvi­men­to Econômi­co e Social (BNDES), Gus­ta­vo Mon­tezano, lem­brou que cer­ca de metade das emis­sões de car­bono no Brasil vem do des­mata­men­to. Ele disse que o crédi­to de car­bono pode virar uma van­tagem com­pet­i­ti­va do país em nego­ci­ações. “O mer­ca­do de car­bono per­mite que o Brasil não ape­nas não ten­ha cus­tos, mas tam­bém que se ben­e­fi­cie desse bônus.”

Segun­do o dire­tor da Per­mi­an Glob­al – enti­dade que desen­volve pro­je­tos de pro­teção e restau­ração de flo­restas trop­i­cais – Edward Rum­sey, o enga­ja­men­to do setor pri­va­do no mer­ca­do de car­bono se deve ao poten­cial econômi­co e ambi­en­tal do pro­je­to. “Mon­e­ti­zar o reflo­resta­men­to é uma das mel­hores for­mas de diminuir os impactos do aque­c­i­men­to glob­al.”

Congresso

O Con­gres­so Mer­ca­do Glob­al de Car­bono – Descar­boniza­ção & Inves­ti­men­tos Verdes foi real­iza­do de quar­ta (18) até sex­ta-feira (20) e conec­tou estraté­gias cor­po­ra­ti­vas, pro­je­tos e cas­es, além de ori­en­tar políti­cas públi­cas que impul­sion­am a econo­mia verde no Brasil.

Durante três dias, mais de 100 espe­cial­is­tas, entre empreende­dores e líderes de grandes cor­po­rações nacionais e inter­na­cionais, estiver­am reunidos para debater e pro­por soluções ino­vado­ras e de tec­nolo­gia sus­ten­táv­el para que o país se torne um expor­ta­dor de ener­gia verde ou limpa para o mun­do e cam­in­he para a neu­tral­i­dade em emis­sões de gas­es na atmos­fera.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d