...
domingo ,8 setembro 2024
Home / Economia / BNDES financia construção de fábrica de etanol e farelo

BNDES financia construção de fábrica de etanol e farelo

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

​ ​Projeto reúne elementos de inovação e bioeconomia


Publicado em 30/03/2024 — 14:55 Por Douglas Correa — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Um finan­cia­men­to de R$ 729,7 mil­hões para a Be8, líder nacional na pro­dução de biodiesel, foi aprova­do pelo Ban­co Nacional de Desen­volvi­men­to Econômi­co e Social (BNDES) para a con­strução de fábri­ca de etanol e fare­lo a par­tir do proces­sa­men­to de cereais (tri­go, trit­i­cale e mil­ho, entre out­ros) em Pas­so Fun­do, no Rio Grande do Sul. Do total, R$ 500 mil­hões são prove­nientes do Pro­gra­ma BNDES Mais Ino­vação.

A usi­na será flexív­el para a pro­dução de etanol anidro, que pode ser adi­ciona­do na gasoli­na, ou hidrata­do para o con­sumo dire­to, e terá capaci­dade de 209 mil­hões de litros/ano, o que equiv­ale a 20% da deman­da do Rio Grande do Sul, que hoje tem que impor­tar o pro­du­to de out­ros esta­dos. A nova fábri­ca vai proces­sar 525 mil toneladas por ano de cereais para pro­dução de etanol e fare­lo.

O pres­i­dente do BNDES, Aloizio Mer­cadante, disse que o Brasil tem papel cen­tral na exe­cução de pro­je­tos para a tran­sição energéti­ca, espe­cial­mente no setor de bio­com­bustíveis. “Vive­mos uma janela históri­ca de opor­tu­nidades e o BNDES vem con­tribuin­do de maneira sig­ni­fica­ti­va para a ino­vação na indús­tria, para que ela se torne mais verde e sus­ten­táv­el”, obser­vou.

Para o dire­tor de Desen­volvi­men­to Pro­du­ti­vo, Ino­vação e Comér­cio Exte­ri­or do BNDES, José Luis Gor­don, “o pro­je­to reúne diver­sos ele­men­tos de ino­vação e bioe­cono­mia que con­stam da nova políti­ca indus­tri­al do pres­i­dente Lula: a pro­dução nacional de bio­com­bustív­el, a uti­liza­ção de novas matérias-pri­mas, como o tri­go, e a con­se­quente redução na emis­são de polu­entes na atmos­fera”, avaliou. Segun­do o dire­tor, o pro­je­to inclui ain­da o reuso de resí­du­os e a elim­i­nação do lança­men­to de eflu­entes líqui­dos.

Iniciativa arrojada

O pres­i­dente da Be8, Eras­mo Car­los Batis­tel­la, disse que “este finan­cia­men­to pelo Pro­gra­ma BNDES Mais Ino­vação é muito impor­tante por recon­hecer este inves­ti­men­to como uma ini­cia­ti­va arro­ja­da, com mui­ta ino­vação, que tam­bém vai rep­re­sen­tar um incre­men­to na ofer­ta de fare­lo para as cadeias pro­du­ti­vas de pro­teí­nas ani­mais, além de pro­mover inves­ti­men­to em desen­volvi­men­to de tec­nolo­gia genéti­ca para pro­dução de tri­go especí­fi­co para matéria-pri­ma de etanol”.

Com o pro­je­to, a Be8 vai ger­ar cer­ca de 220 empre­gos dire­tos na fase de oper­ação, após a con­clusão da obra. Serão ger­a­dos tam­bém 700 empre­gos na implan­tação do pro­gra­ma, dan­do prefer­ên­cia à con­tratação de mão de obra local, pro­moven­do o treina­men­to e a capac­i­tação espe­cial­iza­da para manutenção e oper­ação da unidade.

Terá tam­bém auto­pro­dução de ener­gia elétri­ca com coger­ação a par­tir de bio­mas­sa e a ofer­ta de ener­gia exce­dente será disponi­bi­liza­da na rede de dis­tribuição do municí­pio. Não haverá lança­men­to de eflu­entes líqui­dos, que serão uti­liza­dos para pro­dução de vapor no proces­so de pro­dução.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dia da Amazônia: famílias criam modelo de negócio com restauração

Repro­dução: © Leonar­do Milano/ICMBio Projeto possibilita melhora na qualidade do plantio Publicado em 05/09/2024 — …