...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Exposição no Masp apresenta trabalho de Cinthia Marcelle

Exposição no Masp apresenta trabalho de Cinthia Marcelle

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Obras podem ser vistas até 26 de fevereiro no 2º subsolo do museu


Pub­li­ca­do em 14/12/2022 — 07:32 Por Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

O Museu de Arte de São Paulo (Masp), local­iza­do na Aveni­da Paulista, inau­gu­ra hoje (14) mostra indi­vid­ual da artista Cinthia Mar­celle. Esta será a primeira panorâmi­ca ded­i­ca­da ao tra­bal­ho de Mar­celle no Brasil e apre­sen­ta 49 obras, dez delas real­izadas espe­cial­mente para esta exposição. Chama­da Cinthia Mar­celle: Por Via das Dúvi­das, a mostra é real­iza­da no segun­do sub­so­lo do museu e fica em car­taz até o 26 de fevereiro.

As obras sele­cionadas para a exibição cobrem quase duas décadas de pro­dução da artista con­tem­porânea e, entre elas, há tra­bal­hos que foram pro­duzi­dos em parce­ria com o cineas­ta Tia­go Mata Macha­do e o artista sul-africano Jean Meer­an. A curado­ria é de Isabel­la Rjeille.

O tra­bal­ho de Cinthia Mar­celle estu­da a maneira como os obje­tos, as ideias e os con­ceitos são orde­na­dos no mun­do. Por meio de insta­lações, fotografias, vídeos, pin­turas, cola­gens e desen­hos, ela dis­cute a hier­ar­quia, as estru­turas de poder e a ordem das coisas. Suas obras mostram ain­da a pas­sagem do tem­po, que vai se rev­e­lando prin­ci­pal­mente pela práti­ca da repetição e do acú­mu­lo.

O títu­lo da exposição, por exem­p­lo, se ref­ere a um tra­bal­ho da artista que con­siste em desen­har um muro de tijo­los com um rolo de fita crepe e uma fol­ha de papel. A fita e o papel são da mes­ma cor, con­fundin­do figu­ra e fun­do. Com o tem­po, a fita envel­hece e gan­ha tons amare­la­dos, desta­can­do-se sobre o papel.

Seu tra­bal­ho tam­bém é con­heci­do pelas fig­uras con­stantes do estu­dante e do tra­bal­hador. Mate­ri­ais prove­nientes de ambi­entes esco­lares ou da con­strução civ­il são uti­liza­dos em alguns dos tra­bal­hos, aludin­do à força de trans­for­mação social. Em um deles, por exem­p­lo, a artista uti­liza uma cadeira esco­lar que foi usa­da por estu­dantes secun­daris­tas durante as ocu­pações das esco­las públi­cas em 2016. Essa cadeira é equi­li­bra­da ape­nas por um pun­hado de giz, refletindo sobre o fato de os secun­daris­tas desafi­arem a ordem das coisas para alter­ar os rumos da edu­cação brasileira.

Cinthia Mar­celle: por via das dúvi­das inte­gra a pro­gra­mação bien­al do Masp ded­i­ca­da às histórias brasileiras, por ocasião do bicen­tenário da Inde­pendên­cia do Brasil, cel­e­bra­do neste ano.

Às terças-feiras, o Masp tem entra­da gra­tui­ta. Para isso, é necessário faz­er um agen­da­men­to prévio. Mais infor­mações sobre a exposição podem ser obti­das no site https://masp.org.br/exposicoes/cinthia-marcelle .

 

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d