...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Mulher / Festival reúne lideranças femininas mundiais no Rio

Festival reúne lideranças femininas mundiais no Rio

Atrações serão vistas entre os dias 24 e 26 próximos na Maré

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 23/10/2025 — 06:45
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 16/11/2018 - Fórum de debates no Festival Mulheres do Mundo - WOW. Foto: Duda Dussi/Divulgação
Repro­dução: © Duda Dussi/Divulgação

O fes­ti­val Mul­heres do Mun­do — WOW — retor­na para sua ter­ceira edição no Rio de Janeiro entre os dias 24 e 26 próx­i­mos. O even­to será no Com­plexo da Maré. 

Cer­ca de 150 mul­heres con­vi­dadas vão se dividir entre rodas de debate, shows, feiras de empreende­doris­mo e com­petições esporti­vas para dis­cu­tir temas volta­dos à igual­dade de gênero, justiça repro­du­ti­va e questões climáti­cas.

A ini­cia­ti­va con­ta com a pre­sença con­fir­ma­da de nomes do ativis­mo políti­co e cul­tur­al como a min­is­tra da Igual­dade Racial, Anielle Fran­co, a min­is­tra dos Dire­itos Humanos e da Cidada­nia, Macaé Evaris­to, as escritoras Con­ceição Evaris­to e Sueli Carneiro, a pajé Japi­ra Pataxó, a ex-min­is­tra da Justiça france­sa Chris­tiane Taubi­ra.

Os shows terão Fat Fam­i­ly, Fafá de Belém, Priscila Sen­na, MC Luan­na, Kaê Gua­ja­jara e a can­to­ra LGBTQIAP+ BIAB. Os ingres­sos para o fes­ti­val estão disponíveis no site ofi­cial do WOW. As apre­sen­tações, como todas atrações do fes­ti­val, são gra­tu­itas.

Cidade sem fronteiras

O Fes­ti­val Mul­heres do Mun­do foi cri­a­do em 2010 pela dire­to­ra e pro­du­to­ra britâni­ca Jude Kel­ly. Nos últi­mos 15 anos, pas­sou por 23 país­es em seis con­ti­nentes, envol­ven­do mais de cin­co mil­hões de pes­soas em ações que ele­vam a potên­cia fem­i­ni­na e pen­sam o futuro.

O Rio de Janeiro, que rece­beu as edições de 2018 e 2023, ain­da é a úni­ca cidade da Améri­ca Lati­na a sedi­ar o fes­ti­val, real­iza­do ambas as vezes na praça Mauá, no cen­tro da cidade. Pela primeira vez, o Mul­heres do Mun­do acon­tece nas comu­nidades. 

A pro­moção é lid­er­a­da pela Orga­ni­za­ção Não Gov­er­na­men­tal (ONG) Redes da Maré, que atua des­de 2007 na garan­tia de dire­itos e ações voltadas para a pop­u­lação de mais de 140 mil pes­soas que resi­dem entre as 15 fave­las do Com­plexo da Maré.

“Realizar um fes­ti­val do porte do WOW num ter­ritório de favela é afir­mar a importân­cia de olhar para a cidade de uma for­ma igual­itária, se apro­prian­do dos espaços sem bar­reiras ou fron­teiras”, afir­ma Eliana Sousa Sil­va, dire­to­ra fun­dado­ra da Redes da Maré, dire­to­ra ger­al e curado­ra do Fes­ti­val Mul­heres do Mun­do no Brasil.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d