...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Festival Sesc premia melhores filmes nacionais e internacionais

Festival Sesc premia melhores filmes nacionais e internacionais

Repro­dução: melhoresfilmes.sescsp.org.br/

Evento começa nesta quarta e vai até 26 de abril


Pub­li­ca­do em 05/04/2023 — 07:16 Por Elaine Patrí­cia Cruz — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo
Atu­al­iza­do em 05/04/2023 — 07:02

ouvir:

Durante todo o mês de abril, o Sesc pro­move a 49ª edição do Fes­ti­val Sesc Mel­hores Filmes. Escol­hi­dos por meio de votação do públi­co e de críti­cos, os filmes que com­põem a tradi­cional mostra de São Paulo serão uma opor­tu­nidade para os ciné­fi­los verem ou reverem os filmes nacionais e estrangeiros vence­dores do ano. O fes­ti­val começa hoje (5) e segue até o dia 26 de abril.

Os filmes que par­tic­i­param da votação foram escol­hi­dos entre 372 pro­duções lançadas com­er­cial­mente nas salas de cin­e­ma de São Paulo em 2022. A lista dos filmes mais vota­dos, em 11 cat­e­go­rias, será apre­sen­ta­da em uma sessão de aber­tu­ra, mar­ca­da para esta quar­ta-feira (5), a par­tir das 20h, na sala do Cine­sesc, na Rua Augus­ta, em São Paulo. Após a pre­mi­ação, a lista das pro­duções e dos artis­tas agra­ci­a­dos será disponi­bi­liza­da no site do even­to.

“Os fes­ti­vais são um momen­to de con­cen­trar e recu­per­ar car­tografias e afe­tos, a par­tir da mobi­liza­ção e da inter­ação entre públi­cos diver­sos – incluin­do espe­cial­is­tas e afi­ciona­dos. O Fes­ti­val Sesc Mel­hores Filmes, um dos mais longevos de São Paulo, insere-se nesse con­tex­to, ao reunir e pre­mi­ar as obras e profis­sion­ais favoritos tan­to da críti­ca quan­to do públi­co em ger­al, enfa­ti­zan­do o dire­ito à liber­dade de opinião”, disse Dani­lo San­tos de Miran­da, dire­tor do Sesc São Paulo, em nota.

Na aber­tu­ra do fes­ti­val será apre­sen­ta­do o filme Tin­ni­tus, de Gre­go­rio Graziosi, ain­da inédi­to nos cin­e­mas. O lon­ga traz a história de uma ex-atle­ta de saltos orna­men­tais que sofre de um ter­rív­el zumbido no ouvi­do, afe­tan­do sua esta­bil­i­dade físi­ca e emo­cional. Afas­ta­da de com­petições profis­sion­ais, ela decide voltar ao esporte, mas, para isso, pre­cisa reco­brar a con­fi­ança em seu cor­po e enfrentar os medos.

Um dos destaques do even­to será a exibição gra­tui­ta, em 35mm, do filme O Som ao Redor, de Kle­ber Men­donça Fil­ho, que con­tará com a pre­sença do dire­tor. Lança­do há dez anos, o filme será apre­sen­ta­do no dia 10 de abril, às 20h30, e os ingres­sos poderão ser reti­ra­dos com uma hora de ante­cedên­cia na bil­hete­ria do Cine­sesc.

Além da pro­gra­mação pres­en­cial, que ocorre na sala do Cine­sesc, a mostra tam­bém vai apre­sen­tar pro­gra­mação gra­tui­ta pela platafor­ma Sesc Dig­i­tal.

O Cine­sesc ofer­ece ain­da diver­sas sessões com recur­sos de aces­si­bil­i­dade, como audiode­scrição, libras e leg­endagem open cap­tion. Neste ano, algu­mas das sessões acessíveis são as dos filmes nacionais Marte UmMedi­da Pro­visóriaPalo­ma Eduar­do e Mon­i­ca, além dos estrangeiros Tudo em Todo o Lugar ao Mes­mo Tem­po (o grande vence­dor do Oscar deste ano), A Mul­her ReiPan­tera Negra – Wakan­da For­ev­er e Avatar: O Cam­in­ho da Água.

Nes­ta edição, o fes­ti­val vai pro­mover uma faixa espe­cial chama­da Amor ao Cin­e­ma, onde serão apre­sen­ta­dos cin­co lon­gas para hom­e­nagear o setor. Os filmes escol­hi­dos para essa sessão são o clás­si­co Can­tan­do na Chu­va e o japonês Depois da Vida, além de Rebobine Por FavorAdeus, Drag­on Inn; e o brasileiro Um Filme de Cin­e­ma.

Além dos filmes, a mostra pro­move encon­tros e ativi­dades com real­izadores e pen­sadores do cin­e­ma.

Alguns dos filmes têm entra­da gra­tui­ta. Mais infor­mações sobre o fes­ti­val podem ser obti­das no site do Sesc.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d