...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / IBGE prorroga até 3 agosto inscrições para concurso de recenseador

IBGE prorroga até 3 agosto inscrições para concurso de recenseador

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Seleção complementar para o Censo 2022 abre 15 mil vagas


Pub­li­ca­do em 29/07/2022 — 16:09 Por Ana Cristi­na Cam­pos – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

O Insti­tu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­ca (IBGE) pror­ro­gou para 3 de agos­to o fim do pra­zo de inscrições do proces­so sele­ti­vo com­ple­men­tar para recenseadores, cujo edi­tal foi divul­ga­do ontem (28). São 15.075 novas vagas para tra­bal­har no Cen­so 2022.

Segun­do o insti­tu­to, tra­ta-se de um proces­so com­ple­men­tar, que ofer­ece vagas ain­da não preenchi­das em diver­sos municí­pios do país.

A pre­visão de duração do con­tra­to é de até três meses, poden­do ser pror­ro­ga­do, com base nas neces­si­dades de con­clusão das ativi­dades do Cen­so Demográ­fi­co 2022 e na disponi­bil­i­dade de recur­sos orça­men­tários. As inscrições para o cer­tame são gra­tu­itas.

A jor­na­da de tra­bal­ho recomendáv­el para a função de recenseador é de, no mín­i­mo, 25 horas sem­anais, além da par­tic­i­pação inte­gral e obri­gatória no treina­men­to.

A remu­ner­ação será por pro­dução, cal­cu­la­da depen­den­do da região das unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), do tipo de ques­tionário (ampli­a­do ou sim­pli­fi­ca­do), das pes­soas recenseadas e do reg­istro no con­t­role da cole­ta de dados

Censo 2022

No dia 1º de agos­to, o Cen­so 2022 vai começar. Serão mais de 183 mil recenseadores vis­i­tan­do todos os domicílios do país, que o IBGE cal­cu­la serem cer­ca de 75 mil­hões. Além de saber exata­mente qual o taman­ho de pop­u­lação — esti­ma­da, atual­mente, em 215 mil­hões de habi­tantes, o Cen­so vai tirar uma fotografia detal­ha­da dos brasileiros, mostran­do as prin­ci­pais caraterís­ti­cas socioe­conômi­cas: idade, sexo, cor ou raça, religião, esco­lar­i­dade, ren­da, existên­cia de sanea­men­to bási­co dos domicílios, entre out­ros dados.

Pro­gra­ma­do para ser feito em 2020, o Cen­so foi adi­a­do por causa da pan­demia de covid-19. No ano seguinte, sofreu novo adi­a­men­to, por fal­ta de orça­men­to. Após deter­mi­nação do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), o gov­er­no fed­er­al liber­ou os R$ 2,3 bil­hões necessários para a real­iza­ção da oper­ação cen­sitária.

Até o iní­cio de novem­bro, os recenseadores vão vis­i­tar cada domicílio do país, incluin­do aldeias indí­ge­nas. Além dis­so, pela primeira vez, os moradores de ter­ritórios quilom­bo­las serão con­tabi­liza­dos. A cole­ta domi­cil­iar nas áreas indí­ge­nas começa em 10 de agos­to, e a dos ter­ritórios quilom­bo­las, em 17 de agos­to.

Os primeiros resul­ta­dos do Cen­so 2022 estão pre­vis­tos para serem divul­ga­dos ain­da no final deste ano. Out­ras anális­es e cruza­men­tos de dados serão divul­ga­dos ao lon­go de 2023 e 2024.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d