...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Indígena Guajajara é encontrado morto no Maranhão

Indígena Guajajara é encontrado morto no Maranhão

Repro­dução: @Agência rasil / EBC

Ainda não há laudo para informar a causa da morte


Pub­li­ca­do em 28/01/2023 — 15:56 Por Luciano Nasci­men­to – Repórter da Agên­cia Brasil — São Luis

ouvir:

Um indí­ge­na iden­ti­fi­ca­do como Valde­mar Mar­ciano Gua­ja­jara foi encon­tra­do mor­to na man­hã de hoje (28) na cidade de Ama­rante do Maran­hão (MA), local­iza­da a 683 km da cap­i­tal, São Luís. Segun­do o Con­sel­ho Indi­genista Mis­sionário (Cimi), o cor­po de Valde­mar, que mora­va na aldeia Nova Viana, na Ter­ra Indí­ge­na Arari­boia, foi encon­tra­do com mar­cas de espan­ca­men­to na cabeça.

O cor­po foi encon­tra­do em um bair­ro da área urbana da cidade de Ama­rante do Maran­hão, que faz fron­teira com a ter­ra indí­ge­na. Uma equipe do Insti­tu­to Médi­co Legal (IML) se deslo­cou até o local e removeu o cor­po do indí­ge­na. Ain­da não há lau­do para infor­mar a causa da morte.

“O Cimi Region­al do Maran­hão cobra uma respos­ta das autori­dades em relação à escal­a­da de vio­lên­cia con­tra os indí­ge­nas Gua­ja­jara, que só cresce des­de setem­bro de 2022. Até o momen­to já são seis casos de ataques vio­len­tos na região”, disse o Cimi por meio de uma rede social.

Na quar­ta-feira (25), out­ro indí­ge­na foi encon­tra­do mor­to próx­i­mo à Ter­ra Indí­ge­na Cana Bra­va, às mar­gens da BR-226, na Aldeia Jure­ma, local­iza­da próx­i­ma ao municí­pio de Gra­jaú (MA). De acor­do com o Cimi, o cor­po de José Iná­cio Gua­ja­jara foi encon­tra­do com mar­cas de vio­lên­cia, mas de acor­do com o Insti­tu­to Médi­co Legal (IML) de Imper­a­triz (MA), a morte decor­reu de causas nat­u­rais.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d