...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Esportes / Mercosul ganha Rota Turística de Futebol

Mercosul ganha Rota Turística de Futebol

Iniciativa é lançada pelo Brasil, que preside atualmente o bloco

Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 23/10/2025 — 08:28
São Paulo
Estádio do Maracanã
Repro­dução: © Éri­ca Ramalho/Governo do Rio de Janeiro

A Améri­ca do Sul pas­sou a con­tar, a par­tir dessa quar­ta-feira (22), com uma nova rota de tur­is­mo ded­i­ca­da ao mun­do do esporte: a Rota Turís­ti­ca de Fute­bol do Mer­co­sul, lança­da pelo Brasil, país que pre­side atual­mente o blo­co econômi­co. Farão parte da primeira fase da imple­men­tação da rota está­dios e museus do Brasil, da Argenti­na, do Paraguai, Uruguai, Chile e da Bolívia. 

“Esta­mos usan­do a paixão que une nos­so con­ti­nente para cri­ar um pro­du­to turís­ti­co inte­gra­do, poderoso e sus­ten­táv­el”, desta­cou o min­istro do Tur­is­mo, Cel­so Sabi­no. “A Rota vai for­t­ale­cer a mar­ca ‘Vis­it South Amer­i­ca’ e, con­se­quente­mente, atrair mais vis­i­tantes estrangeiros para o Brasil, geran­do desen­volvi­men­to e for­t­ale­cen­do nos­sos laços cul­tur­ais”, acres­cen­tou.

Do Brasil, farão parte da rota o Allianz Par­que, a Are­na BRB Mané Gar­rin­cha, a Are­na Castelão, a Are­na do Grêmio, o Beira-Rio, o Está­dio Mangueirão, o Mara­canã, o Museu do Botafo­go, o Museu do Fla­men­go, o Museu do Fute­bol, o Museu Pelé, a Neo Quími­ca Are­na e a Vila Belmiro.

Da Argenti­na, o Gigante de Arroy­i­to, La Bom­bon­era, Más Mon­u­men­tal, Pres­i­dente Perón, e Uno de La Pla­ta. Do Uruguai, o Está­dio Cen­te­nario de Mon­te­v­idéu; do Paraguai, o Museu Con­mebol; do Chile, o Par­que Está­dio Nacional; e da Bolívia, o Está­dio Félix Caprile, o Está­dio Her­nan­do Siles e o Está­dio Ramón Tahuichi Aguil­era.

“A Rota dos Está­dios de Fute­bol do Mer­co­sul é uma for­ma de val­orizar essa iden­ti­dade, que com­par­til­hamos com os nos­sos irmãos sul-amer­i­canos e mostrar ao mun­do a força que o fute­bol tem na nos­sa cul­tura”, disse o min­istro do Esporte, André Fufu­ca.

Segun­do o Min­istério do Tur­is­mo, a Rota pre­tende inte­grar os prin­ci­pais está­dios do blo­co que ten­ham val­or sim­bóli­co, atra­tivi­dade turís­ti­ca e capaci­dade recep­ti­va. Os critérios de seleção incluem relevân­cia históri­ca, ofer­ta de vis­i­tas guiadas, museus ou cen­tros de memória, além de aces­si­bil­i­dade e infraestru­tu­ra ade­quadas.

“O fute­bol no Brasil é muito mais que um esporte, é a expressão da nos­sa cul­tura, da nos­sa brasil­i­dade, do nos­so jeito úni­co de ser e isso tem tudo a ver com o tur­is­mo. Só neste ano, as cidades brasileiras que fazem parte da Rota rece­ber­am mais de 3 mil­hões de tur­is­tas de Argenti­na, do Paraguai, Uruguai, Chile e da Bolívia”, ressaltou o pres­i­dente da Embratur, Marce­lo Freixo.

Qua­tro dos está­dios brasileiros incluí­dos na Rota serão pal­co de jogos da Copa do Mun­do de Fute­bol Fem­i­ni­no da Fifa em 2027:  Are­na BRB Mané Gar­rin­cha, Beira-Rio, Mara­canã e Neo Quími­ca Are­na. O even­to ocor­rerá pela primeira vez na Améri­ca Lati­na e terá jogos em oito cap­i­tais brasileiras. Os jogos serão real­iza­dos entre os dias 24 de jun­ho e 25 de jul­ho de 2027.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d