...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Milton Nascimento receberá título de Doutor Honoris Causa pela Fiocruz

Milton Nascimento receberá título de Doutor Honoris Causa pela Fiocruz

Cantor reúne legado artístico e resistência democrática, diz fundação

Tâmara Freire — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 15/12/2025 — 15:27
Rio de Janeiro
15/12/2025 - Foto de arquivo do Cantor Milton Nascimento. Foto: Instagram/miltonbitucanascimento
Repro­dução: © Instagram/miltonbitucanascimento

O can­tor e com­pos­i­tor Mil­ton Nasci­men­to vai rece­ber na próx­i­ma terça-feira (16) o títu­lo de Doutor Hon­oris Causa, con­ce­di­do pela Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz).

Aprova­da por una­n­im­i­dade pelo Con­sel­ho Delib­er­a­ti­vo da Fiocruz, a hom­e­nagem “recon­hece a relevân­cia da obra de Mil­ton como instru­men­to de resistên­cia, críti­ca social e afir­mação de iden­ti­dades ao lon­go de mais de seis décadas de tra­jetória artís­ti­ca”, infor­ma a insti­tu­ição.

A tit­u­lação Hon­oris Causa (em por­tuguês, “por causa da hon­ra”) é a mais alta dis­tinção con­ce­di­da por uni­ver­si­dades e insti­tu­ições de ensi­no, con­dec­o­ran­do per­son­al­i­dades de notáv­el saber que ten­ham con­tribuí­do de maneira rel­e­vante para o desen­volvi­men­to cien­tí­fi­co, filosó­fi­co ou artís­ti­co.

“O lega­do artís­ti­co de Mil­ton Nasci­men­to é inegáv­el e sua obra está em sin­to­nia com a mis­são da nos­sa insti­tu­ição. Des­de o iní­cio da car­reira, ‘Bitu­ca’ uti­li­zou seu can­to e sua musi­cal­i­dade como instru­men­tos de con­sci­en­ti­za­ção, trans­for­mação social e resistên­cia democráti­ca”, expli­cou o pres­i­dente da Fiocruz, Mario Mor­eira.

A entre­ga do títu­lo será fei­ta na sede da Fiocruz Minas, em Belo Hor­i­zonte (MG), cidade onde o can­tor con­soli­dou sua car­reira. Mil­ton será rep­re­sen­ta­do pelo mae­stro de sua ban­da, Wil­son Lopes.

O artista, de 83 anos, tem enfrenta­do questões de saúde e, em out­ubro, a família rev­el­ou que ele foi diag­nos­ti­ca­do com demên­cia por cor­pos de lewy. Sua turnê de des­pe­di­da dos pal­cos foi real­iza­da em 2022, mas, em agos­to do ano pas­sa­do, ele lançou Mil­ton + Esper­an­za, álbum de estú­dio em colab­o­ração com a can­to­ra de jazz amer­i­cana Esper­an­za Spald­ing.

Carreira

Mil­ton Nasci­men­to nasceu no Rio de Janeiro, mas mudou-se ain­da bebê para Minas Gerais, onde cresceu e se tornou artista, ain­da na ado­lescên­cia.

Na déca­da de 60, o can­tor e com­pos­i­tor pas­sou a inte­grar o históri­co movi­men­to do Clube da Esquina e alcançou vis­i­bil­i­dade nacional ao par­tic­i­par do Fes­ti­val Inter­na­cional da Canção.

Ao lon­go de sua car­reira, Mil­ton gravou quase 50 álbuns. A Fiocruz ressalta que suas músi­cas tam­bém foram usadas como instru­men­to para denun­ciar injustiças, inclu­sive durante a Ditadu­ra Mil­i­tar.

O músi­co já foi agra­ci­a­do com o títu­lo de Doutor Hon­oris Causa por out­ras insti­tu­ições, como a Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Minas Gerais, a Uni­ver­si­dade Estad­ual de Camp­inas e a Berklee Col­lege of Music, nos Esta­dos Unidos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d