...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Opas vai auxiliar Brasil na compra de medicamentos para intubação

Opas vai auxiliar Brasil na compra de medicamentos para intubação

O médico cardiologista Marcelo Queiroga, indicado para ser o novo ministro da Saúde, e o atual ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, falam à imprensa no Ministério da Saúde.
© Fábio Rodrigues Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil (Repro­dução)

Decisão foi anunciada após reunião de Queiroga com OMS hoje


Pub­li­ca­do em 03/04/2021 — 11:36 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Atu­al­iza­do em 03/04/2021 — 12:03


O min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, anun­ciou hoje (3) que a Orga­ni­za­ção Pan-Amer­i­cana da Saúde (Opas), braço da Orga­ni­za­ção Mundi­al de Saúde (OMS), vai aux­il­iar o gov­er­no fed­er­al na aquisição de “kits de intubação” para pacientes com covid-19 no Brasil, que se encon­tra com os esto­ques reduzi­dos.

“Colab­o­ramos ago­ra com a Opas para con­seguir repor nos­sos esto­ques reg­u­ladores, de tal sorte que essa oper­ação diária que existe, de faz­er o aporte dess­es insumos para esta­dos e municí­pios, seja menos sofri­da para o Min­istério da Saúde, e que crie menos ansiedade na pop­u­lação brasileira”, disse Queiroga, que esti­mou em 10 dias a chega­da dos primeiros itens.

Após se reunir com a dire­to­ra da Opas no Brasil, Socor­ro Gross, na man­hã deste sába­do (3), em Brasília, o min­istro respon­deu a per­gun­tas de jor­nal­is­tas. Ele afir­mou que a meta é man­ter para abril a vaci­nação diária de 1 mil­hão de pes­soas, e que para isso o Insti­tu­to Butan­tã e a Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz), úni­cas pro­du­toras no país, garan­ti­ram a entre­ga de 30 mil­hões de dos­es.

Queiroga desta­cou, porém, que a maior difi­cul­dade é ter uma ofer­ta maior de imu­nizantes, e que por isso tem feito avali­ações téc­ni­cas, com a colab­o­ração da Opas, para que, “no médio pra­zo”, fábri­c­as de vaci­nas para ani­mais sejam con­ver­tidas para a pro­dução de imu­nizantes con­tra covid-19.

O min­istro tam­bém afir­mou que deve ser ampli­a­da a colab­o­ração das Forças Armadas na dis­tribuição de imu­nizantes e na apli­cação das dos­es.

Veja a entre­vista na ínte­gra:

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d