...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Pandemia impede Festa do Divino em Minas Gerais

Pandemia impede Festa do Divino em Minas Gerais

Festa do Divino em São João del-Rei/MG
Repro­dução: © Fes­ta do Divi­no em São João del-Rei/MG

Tradição religiosa pode ser acompanhada hoje em live no Youtube


Pub­li­ca­do em 31/05/2021 — 08:00 Por Cristi­na Índio do Brasil — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

A pan­demia da covid-19 impediu que a Fes­ta do Divi­no em São João del Rei, Minas Gerais, fos­se real­iza­da nas ruas em 2020 e, neste ano, ain­da não é pos­sív­el pro­mover a comem­o­ração. Mas quem gos­ta da tradição do fes­te­jo vai poder acom­pan­har nes­ta segun­da-feira (31), a trans­mis­são da live Fes­ta do Divi­no: uma ban­deira de fé, justiça e liber­dade, às 17h, pelo canal do Museu do Pon­tal no YouTube. Como deten­tor do maior acer­vo de arte pop­u­lar brasileira, o Museu do Pon­tal, com sede nova na Bar­ra da Tiju­ca prestes a ser inau­gu­ra­da, tem escul­turas e mod­e­la­gens que mostram a dimen­são plás­ti­ca e aspec­tos desse mun­do fes­ti­vo reli­gioso.

A con­ver­sa na live será coor­de­na­da pela pro­fes­so­ra Martha Abreu, da Uni­ver­si­dade Fed­er­al Flu­mi­nense (UFF). O encon­tro tem como con­vi­da­dos os rep­re­sen­tantes da Folia do Divi­no de São João Del Rei Ger­al­do Elói de Lac­er­da, Júlia Maria de Lac­er­da Açu­ce­na Nasci­men­to, além de Simone de Assis, his­to­ri­ado­ra e pesquisado­ra na área do afro-catoli­cis­mo, com destaque para Fes­tas do Divi­no, Con­gadas e Cos­mo per­cepção ban­tu-con­go.

Para quem par­tic­i­pa da tradição é difí­cil ficar longe dessa man­i­fes­tação cul­tur­al. Neste ano, para não pas­sar total­mente em bran­co as nove­nas foram trans­mi­ti­das por meio vir­tu­al na pági­na Jubileu do Divi­no e, inclu­sive, as cel­e­brações das mis­sas solenes. A real­iza­ção das con­gadas, no entan­to, ficou para quan­do a pan­demia acabar. A his­to­ri­ado­ra Simone de Assis con­tou que a fes­ta na cidade começou em 1774 e, des­de então, por out­ros motivos, chegou a ser inter­romp­i­da algu­mas vezes.

Festa do Divino em São João del-Rei/MG
Repro­dução: Fes­ta do Divi­no em São João del-Rei/MG — Fes­ta do Divi­no em São João del-Rei/MG

“Teve um perío­do em que foi proibi­da por causa do bis­po da época, em 1924. Teve uma movi­men­tação nesse inter­va­lo, voltou em pas­sos tími­dos em 1997 e foi rein­ven­ta­da nesse caráter de ser mais pop­u­lar em 1998”, disse ela, em entre­vista à Agên­cia Brasil.

Simone lem­brou que as fes­tas do Divi­no Espíri­to San­to cel­e­bram Pen­te­costes, que este ano caiu no domin­go pas­sa­do (23), e ocor­rem 50 dias após a Pás­coa, com a desci­da do Espíri­to de Deus sobre os após­to­los e seus seguidores.

“Depois da Pás­coa, no primeiro dia que rep­re­sen­ta a ressur­reição, as folias já saem falan­do que daqui 50 dias haverá a míti­ca de que o Divi­no Espíri­to San­to descerá em ter­ra. Elas anun­ci­am, mas como anun­ciar e traz­er esse fes­te­jo não ape­nas den­tro do espaço de uma igre­ja em si, mas ocu­pan­do ruas, trazen­do uma movi­men­tação e a práti­ca cul­tur­al da reli­giosi­dade na fes­ta? Não é de qual­quer maneira. Tem que estar vesti­do de roupa especí­fi­ca, tem que estar com os instru­men­tos que dão iden­ti­dade àquele grupo. Todos os ele­men­tos e os saberes que vão atrav­es­san­do o espaço, o tem­po e per­du­ram sécu­los e sécu­los”, comen­tou.

“[É pre­ciso] enten­der esse dia que é forte e que car­rega, no caso da fes­ta em si, o espaço que a gente tin­ha de con­gadas e de folia. Então, enten­der os batuques afro-mineiros tam­bém por meio da ban­deira do Divi­no Espíri­to San­to”, com­ple­tou.

O sím­bo­lo mais con­heci­do do divi­no é a pom­ba sagra­da, que ilu­mi­na a todos com sua sabedo­ria e gen­erosi­dade com os pobres. A his­to­ri­ado­ra disse que a fes­ta está lig­a­da ao afro-catoli­cis­mo e rep­re­sen­ta o momen­to de afir­mações negras den­tro do con­tex­to da Igre­ja Católi­ca, trazen­do múlti­plas crenças para a figu­ra do Divi­no Espíri­to San­to e o quan­to ele car­rega de iden­ti­dades étni­cas.

“Ela rep­re­sen­ta para mim o momen­to de ale­gria, de poli­ti­za­ção e de afir­mação de iden­ti­dades negras. Por meio da cul­tura e da diver­são, a gente tam­bém con­segue con­tar a cul­tura”, afir­mou, acres­cen­tan­do que tem uma lig­ação espe­cial com o Divi­no Espíri­to San­to porque é fil­ha de um ben­ze­dor e, des­de cri­ança, teve con­ta­to com a figu­ra da pom­bin­ha, além de, ao lon­go da vida, ter se ded­i­ca­do ao estu­do da rep­re­sen­tação da fes­ta.

Sincretismo

Festa do Divino em São João del-Rei/MG
Repro­dução: Fes­ta do Divi­no em São João del-Rei/MG — Fes­ta do Divi­no em São João del-Rei/MG

Para a his­to­ri­ado­ra, não é pos­sív­el enten­der a Fes­ta do Divi­no Espíri­to San­to como uma man­i­fes­tação sin­créti­ca, como ocor­reu na asso­ci­ação dos san­tos católi­cos com religiões de matrizes africanas. “As sub­sti­tu­ições sin­créti­cas de falar da pom­bin­ha do Divi­no Espíri­to San­to, mas trazen­do a figu­ra de Oxalá, o orixá lig­a­do ao pás­saro bran­co, seria algo mais asso­ci­a­do aos iorubanos. Quan­do a gente pen­sa nes­sas man­i­fes­tações aqui em Minas Gerais, a gente traz out­ra iden­ti­dade, a ban­tu-con­go, que não é sin­créti­ca e rep­re­sen­ta out­ra vivên­cia reli­giosa”, obser­vou.

Manifestações religiosas

As comem­o­rações reli­giosas têm grande destaque nas man­i­fes­tações pop­u­lares no Brasil, reforçan­do a inter­ação da sociedade. Entre elas estão as pro­cis­sões, as fes­tas de san­tos pro­te­tores, os san­tos padroeiros e as fes­tas de Natal. Com o pas­sar do tem­po se ren­o­vam e per­manecem vivas na cul­tura brasileira. Vários são os exem­p­los, entre eles a fes­ta de Nos­sa Sen­ho­ra de Nazaré, no Pará, que reu­nia, até a pan­demia, mul­ti­dões pelas ruas. As fes­tas jun­i­nas de San­to Antônio, São João e São Pedro têm pre­sença forte no Nordeste. No dia 12 de out­ubro, para comem­o­rar Nos­sa Sen­ho­ra de Apare­ci­da, fiéis lotam a basíli­ca, na cidade de Apare­ci­da, em São Paulo. Nos­sa Sen­ho­ra dos Nave­g­antes é rev­er­en­ci­a­da no dia 2 de fevereiro na Bahia e no Rio Grande do Sul. Em Minas Gerais, o Divi­no Espíri­to San­to é mar­cante.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d