...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Política / Presidente da CPI da Pandemia divulga cronograma de novos depoimentos

Presidente da CPI da Pandemia divulga cronograma de novos depoimentos

Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva de médica infectologista e ex-secretária de enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde. No início de maio, o nome da médica chegou a ser anunciado pelo ministro da Saúde, mas a nomeação foi cancelada dez dias depois. O objetivo então, é saber as razões pela desistência de sua nomeação no Ministério da Saúde. Mesa: presidente da CPIPANDEMIA, senador Omar Aziz (PSD-AM); relator da CPIPANDEMIA, senador Renan Calheiros (MDB-AL). Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Repro­dução: © Jef­fer­son Rudy/Agência Sena­do

Ministro Marcelo Queiroga será ouvido na terça-feira


Pub­li­ca­do em 02/06/2021 — 11:53 Por Karine Melo — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília
Atu­al­iza­do em 02/06/2021 — 12:17

A Comis­são Par­la­men­tar de Inquéri­to (CPI) da Pan­demia do Sena­do ouvirá, pela segun­da vez, na próx­i­ma terça-feira (8), o min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga. O secretário exec­u­ti­vo da pas­ta, Anto­nio Élcio Fran­co, será ouvi­do no dia seguinte.

A recon­vo­cação de Queiroga foi deci­di­da logo depois do primeiro depoi­men­to dele, em 6 de maio, sob a jus­ti­fica­ti­va de que o min­istro deixou de respon­der a muitas per­gun­tas em sua pas­sagem pela comis­são. Um dos assun­tos que devem ser abor­da­dos pelos senadores é a decisão do gov­er­no fed­er­al de o Brasil sedi­ar a Copa Améri­ca, a pedi­do da Con­fed­er­ação Sul-Amer­i­cana de Fute­bol (Con­mebol). O campe­ona­to ocor­rerá entre os dias 13 de jun­ho e 10 de jul­ho.

O novo crono­gra­ma, com a novi­dade de depoi­men­tos agen­da­dos tam­bém às sex­tas-feiras, foi divul­ga­do hoje (2) pelo pres­i­dente da comis­são, senador Omar Aziz (PSD-AM).

Um dos depoi­men­tos agen­da­dos é o do secretário de Saúde do Ama­zonas, Mar­cel­lus Cam­pê­lo, para 15 de jun­ho. O ex-gov­er­nador do Rio de Janeiro Wil­son Witzel será ouvi­do no dia 16. No dia 17 de jun­ho, será a vez de o empresário Car­los Wiz­ard falar à CPI. Senadores da comis­são sus­peitam que o empresário inte­gra um “gabi­nete para­le­lo” de acon­sel­hamen­to do gov­er­no em assun­tos rela­ciona­dos à pan­demia da covid-19.

Já o rep­re­sen­tante da White Mar­tins, empre­sa que fornece de oxigênio a unidades hos­pi­ta­lares de todo o país, Paulo Baraú­na, irá respon­der às per­gun­tas de senadores no dia seguinte.

O pres­i­dente da CPI chegou a anun­ciar que o primeiro gov­er­nador em exer­cí­cio a ser ouvi­do, Wil­son Lima, do Ama­zonas, com­pare­ce­ria à comis­são no dia 29. Mas, diante da quar­ta fase da Oper­ação San­gria, da Polí­cia Fed­er­al, que tem o gov­er­nador ama­zo­nense como um dos alvos, no fim da man­hã de hoje, Aziz disse que a oiti­va vai ser ante­ci­pa­da para o dia 10. O secretário de Saúde do esta­do tam­bém é inves­ti­ga­do na oper­ação, que apu­ra desvios de recur­sos des­ti­na­dos ao enfrenta­men­to da covid-19.

Matéria atu­al­iza­da às 12h17 com a infor­mação da nota data do depoi­men­to do gov­er­nador Wil­son Lima.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

Ex-presidente passou por exames após cair em cela na PF Pedro Rafael Vilela — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d