...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Eleições 2022 / Quatorze senadores tentam reeleição em outubro

Quatorze senadores tentam reeleição em outubro

Repro­dução: © Agên­cia Brasil

No total, são 237 postulantes a 27 vagas em disputa


Pub­li­ca­do em 28/08/2022 — 14:07 Por Marce­lo Brandão – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

No próx­i­mo dia 2 de out­ubro, quan­do ocor­rerá o primeiro turno das Eleições 2022, 14 senadores ten­tarão a reeleição para mais um manda­to de oito anos. No total, são 237 pos­tu­lantes a 27 vagas em dis­pu­ta. A média é de 8,7 can­didatos por vaga. É a cor­ri­da para o Sena­do mais con­cor­ri­da em pelo menos 30 anos, de acor­do com dados do Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE).

Ten­tam a reeleição neste ano os senadores Dário Berg­er (PSB-SC), Álvaro Dias (Podemos-PR), Romário (PL-RJ), Rose de Fre­itas (MDB-ES), Alexan­dre Sil­veira (PSD-MG), Welling­ton Fagun­des (PL-MT), Otto Alen­car (PSD-BA), Katia Abreu (PP-TO), Davi Alcolum­bre (União Brasil-AP), Acir Gur­gacz (PDT-RO), Omar Aziz (PSD-AM) e Telmário Mota (Pros-RR). Guara­cy Batista da Sil­veira (Avante-TO) e Rober­to Rocha (PTB-MA).

O Sena­do tem out­ros sete par­la­mentares com manda­to em sua reta final que não con­cor­rerão a nen­hum car­go em 2022: Fer­nan­do Bez­er­ra Coel­ho (MDB-PE), Luiz do Car­mo (PSC-GO), Maria do Car­mo Alves (PP-SE), Nil­da Gondim (MDB-PB),  Paulo Rocha (PT-PA), Reguffe (Sem par­tido) e Tas­so Jereis­sati (PSDB-CE).

Disputa acirrada

Em alguns esta­dos, a dis­pu­ta pelo Sena­do é ain­da mais acir­ra­da do que a média. O Rio de Janeiro, por exem­p­lo, tem 13 pre­tendentes ao Sena­do, segui­do de Dis­tri­to Fed­er­al, Pará e Tocan­tins — com 12 can­didatos cada. Os esta­dos com menor con­cor­rên­cia são Alagoas e Maran­hão, com 5 can­didatos. Bahia, Ceará e Mato Grosso do Sul têm 6 pre­tendentes cada.

Enquan­to os dep­uta­dos têm manda­to de qua­tro anos, os senadores têm manda­to de oito anos. Em 2022, ter­mi­na o manda­to de um senador de cada esta­do, ou seja, neste ano os can­didatos dis­putam ape­nas uma vaga. Nas eleições de 2026, por­tan­to, o número de vagas dobrará em relação a este ano e serão eleitos dois senadores por esta­do.

 

*Com infor­mações da Agên­cia Sena­do

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

Ex-presidente passou por exames após cair em cela na PF Pedro Rafael Vilela — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d