...
domingo ,2 novembro 2025
Home / Noticias / Quatro escolas do Grupo Especial escolhem sambas para o Carnaval 2023

Quatro escolas do Grupo Especial escolhem sambas para o Carnaval 2023

Repro­dução: © Mar­co Anto­nio Teixeira/RioTur

Salgueiro é a 4ª escola do grupo a escolher samba para 2023


Pub­li­ca­do em 12/10/2022 — 17:08 Por Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

Com a a quadra lota­da e o dia aman­hecen­do, a Acadêmi­cos do Salgueiro, que este ano com­ple­ta 70 anos, anun­ciou hoje (12) o sam­ba-enre­do Ver­mel­ha paixão salgueirense como vence­dor no  car­naval 2023, ano em que a esco­la ten­ta o déci­mo títu­lo de campeã com o enre­do “Delírios de um Paraí­so Ver­mel­ho”, do car­navale­sco Edson Pereira.

O enre­do desen­volvi­do pelo car­navale­sco fala das vaidades e da inve­ja entre os home­ns. A sinopse diz que “onde antes dava val­or, hoje boto preço. Ven­do bara­to min­ha dig­nidade, pois meu paraí­so é for­ma­do por meus bens. Notí­cias de tem­pos cor­rompi­dos, dos praz­eres da carne, da gula dev­as­ta­do­ra e da preguiça moral. Relatos de perío­dos obscuros e frios”.

O doc­u­men­to que dará vida ao enre­do diz que a esper­ança renasce na fé, na pon­ta da espa­da, due­lo do bem con­tra o mal. Na luta diária con­tra as cabeças de um dragão insaciáv­el pelo sofri­men­to.

E diz: “Ain­da que a mes­ma história fos­se con­ta­da seten­ta vezes ou ilustra­da por trin­ta mãos tal­en­tosas, seria difí­cil fan­tasiar esse lugar de reen­con­tro com a liber­dade, onde o peca­do não mora mais ao lado, pois o sagra­do e o pro­fano se mis­tu­ram, são tão mun­danos quan­to divi­nos, fontes de um mes­mo cri­ador. Ape­nas abra os olhos e flutue pelos encan­tos e delírios do novo paraí­so ver­mel­ho, pul­sante como a Acad­e­mia do Sam­ba, viva de dese­jos e praz­eres”.

A parce­ria do sam­ba campeão é de oito com­pos­i­tores: Moysés San­ti­a­go, Líbero, Sergin­ho do Por­to, Celi­no Dias, Aldir Sena, Orlan­do Ambró­sio, Gilmar Sil­va e Mar­quin­ho Bombeiro. O refrão levan­tou a tor­ci­da na voz do intér­prete da esco­la, Emer­son Dias. A bate­ria foi para as ruas da Tiju­ca comem­o­rar a escol­ha do sam­ba.

O Salgueiro é a quar­ta esco­la do grupo espe­cial do car­naval car­i­o­ca a definir o sam­ba-enre­do para o des­file de 2023. A Paraí­so do Tuiu­ti foi a primeira a anun­ciar o sam­ba vence­dor que vai embalar o enre­do “Mocangueiro da Cara Pre­ta”.

Mangueira

A Estação Primeira de Mangueira tam­bém já escol­heu o sam­ba para o enre­do As Áfric­as que a Bahia can­ta; assim como a Vila Isabel, que tem como enre­do para 2023 o tema Nes­sa Fes­ta, eu levo Fé.

As próx­i­mas finais ocor­rem entre os dias 14 e 17, com a Portela, Império Ser­ra­no, Viradouro e Imper­a­triz Leopoldinense anun­cian­do seus sam­bas vence­dores.

Entre os dias 20 a 23 de out­ubro, as últi­mas agremi­ações fazem o mes­mo: Bei­ja-Flor, Grande Rio, Unidos da Tiju­ca e Moci­dade Inde­pen­dente de Padre Miguel, definem seus sam­bas.

*Com infor­mações da repórter Cris­tiane Ribeiro, do Radio­jor­nal­is­mo

 

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Samba na Gamboa celebra roda carioca Terreiro de Crioulo

Atração vai ao ar às 13h, na TV Brasil EBC Pub­li­ca­do em 02/11/2025 — 08:45 …