...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Política / Senado aprova projeto que amplia alcance do teste do pezinho

Senado aprova projeto que amplia alcance do teste do pezinho

Repro­dução: © Edil­son Rodrigues/Agência Sena­do

Texto segue para a Câmara


Pub­li­ca­do em 25/11/2021 — 23:35 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O plenário do Sena­do aprovou nes­ta quin­ta-feira o pro­je­to de lei (PL) que amplia o alcance da triagem neona­tal con­heci­da como teste do pez­in­ho. A PL mod­i­fi­ca o Estatu­to da Cri­ança e do Ado­les­cente para incluir no rol do teste do pez­in­ho doenças como dis­trofias mus­cu­lares e out­ras enfer­mi­dades neu­ro­mus­cu­lares. O tex­to segue para a Câmara.

Atual­mente, a triagem neona­tal ofer­e­ci­da pelo SUS é capaz de detec­tar seis doenças: fenil­cetonúria; hipotireoidis­mo con­gêni­to; doenças fal­ci­formes e out­ras hemo­glo­binopa­tias; fibrose cís­ti­ca; hiper­pla­sia adren­al con­gêni­ta; e defi­ciên­cia de bio­tinidase. Com a ver­são ampli­a­da, o teste poderá detec­tar até 53 doenças, inclu­sive enfer­mi­dades con­sid­er­adas raras e que só podem ser descober­tas após exam­es na rede par­tic­u­lar de saúde.

O teste do pez­in­ho é obri­gatório e gra­tu­ito. Segun­do o Min­istério da Saúde, a triagem neona­tal, tam­bém con­heci­do como teste do pez­in­ho, é um exame que deve ser real­iza­do em todos os recém-nasci­dos, nor­mal­mente a par­tir do ter­ceiro dia de vida. O teste aju­da a diag­nos­ticar algu­mas doenças genéti­cas e metabóli­cas. Dessa for­ma, caso seja iden­ti­fi­ca­da algu­ma alter­ação, o trata­men­to pode ser ini­ci­a­do logo em segui­da, de for­ma a evi­tar com­pli­cações e pro­mover a qual­i­dade de vida da cri­ança.

* Com infor­mações da Agên­cia Sena­do

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

Ex-presidente passou por exames após cair em cela na PF Pedro Rafael Vilela — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d