...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Brasil poderá ter “maior banco de dados sobre ensino”, diz ministro

Brasil poderá ter “maior banco de dados sobre ensino”, diz ministro

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

Plataforma do Ministério da Educação avaliará aprendizado no país


Pub­li­ca­do em 19/05/2022 — 19:14 Por Marce­lo Brandão — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O min­istro da Edu­cação, Vic­tor Godoy Veiga, disse hoje (19) que acred­i­ta que a platafor­ma Avali­ações Diag­nós­ti­cas e For­ma­ti­vas, que visa mon­i­torar e clas­si­ficar o ensi­no em todos os níveis no Brasil, poderá se tornar “um dos maiores ban­cos de dados para avali­ação da edu­cação bási­ca no mun­do” em pouco tem­po. A afir­mação foi fei­ta durante a aber­tu­ra do 1º Fórum de Dis­cussão de Resul­ta­dos das Avali­ações Diag­nós­ti­cas e For­ma­ti­va do Min­istério da Edu­cação.

“Essa fer­ra­men­ta muito em breve, vai se tornar um dos maiores repositórios de dados de avali­ação da edu­cação bási­ca em todo o mun­do. E ess­es fru­tos rep­re­sen­tam uma esper­ança. Esper­ança de que pos­samos não só enfrentar os efeitos da pan­demia na qual­i­dade da edu­cação brasileira, mas tam­bém enfrentar out­ras defi­ciên­cias que nós temos na nos­sa edu­cação”, disse.

O min­istério apos­ta na platafor­ma para avaliar quan­to os estu­dantes apren­der­am em deter­mi­na­do perío­do. No ambi­ente vir­tu­al estão disponíveis 579 cader­nos de avali­ação, com­preen­den­do os com­po­nentes cur­ric­u­lares de Lín­gua Por­tugue­sa, Matemáti­ca, Ciên­cias da Natureza, Lín­gua Ingle­sa, Fluên­cia e Pro­dução Tex­tu­al. As avali­ações cor­re­spon­dem ao primeiro ciclo de 2022 e abrangem toda a eta­pa do ensi­no fun­da­men­tal (1º ao 9º ano) e ensi­no médio (1º ao 3º ano).

Os primeiros resul­ta­dos serão tor­na­dos públi­cos pelo min­istério para serem dis­cu­ti­dos. As pos­si­bil­i­dades de enfrenta­men­to das defasagens encon­tradas, inclu­sive as inter­venções pedagóg­i­cas focal­izadas nos pon­tos de maior frag­ili­dade fazem parte dessa dis­cussão.

Ain­da neste ano, serão disponi­bi­liza­dos 4 cic­los de avali­ações diag­nós­ti­cas e for­ma­ti­vas, per­mitin­do o acom­pan­hamen­to do desem­pen­ho dos estu­dantes bimes­tral­mente e uma mel­hor orga­ni­za­ção do tra­bal­ho pedagógi­co das esco­las com obje­ti­vo de recu­per­ar, efe­ti­va­mente, as difi­cul­dades de apren­diza­gem mapeadas pela platafor­ma.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d